São Urbano V, Papa 531b6r

19 do dezembro f703n

Uma das épocas mais difíceis para a Igreja Católica foi "O desterro de Avignon, ou desterro de Babilônia". Durante este período os Papas tiveram que sair de Roma, por causa das contínuas e insustentáveis revolucione. estabeleceram-se em Avignon, uma cidade sa, pouco depois do ano 1300. 3g625t

Entre todos os Papas que viveram de Avignon estava São Urbano V.

Nasceu em Languedoc, França, em 1310. Fez seus estudos universitários e entrou de monge beneditino. Foi superior dos principais conventos de sua comunidade e como tinha especiais qualidades para a diplomacia. Os Sumos Pontífices que viveram em Avignon o empregaram como Núncio ou embaixador.

Estava de Núncio em Nápoles quando chegou a notícia de que tinha morrido o Papa Inocêncio VI e que ele tinha sido nomeado novo Sumo Pontífice. E não era nem bispo menos cardeal. Em só um dia foi consagrado bispo, e coroado como Papa.

Como Sumo Pontífice se propôs acabar com os abusos que existiam. Tirou os luxos de seu palácio e de seus colaboradores. preocupou-se com obter que o grupo de seus empregados na Corte Pontifícia fora um verdadeiro modelo de vida cristã.

Entregou os principais cargos eclesiásticos a pessoas de reconhecida virtude e lutou fortemente para acabar com os maus costumes. Ao mesmo tempo trabalhou seriamente para elevar o nível cultural do povo e fundou uma academia para ensinar medicina.

Com a ajuda dos franciscanos e dos dominicanos empreendeu a evangelização da Bulgária, Ucrânia, Bósnia, Albânia, Lituânia, e até conseguiu enviar missionários à longínqua Mongólia. O mais notório deste santo Pontífice é que voltou para Roma, depois de que nenhum Papa o tinha feito desde fazia mais de 50 anos. Ao chegar a Roma não pôde conter as lágrimas. As grandes basílicas, inclusive a de São Pedro, estavam quase em ruínas. A cidade se achava no mais lamentável estado de abandono e deterioração.

Urbano V com suas grandes qualidades de organizador, empreendeu a empresa de reconstruir os monumentos e edifícios religiosos de Roma. Estabeleceu sua residência no Vaticano (onde até hoje vivem os Pontífices). Também se dedicou a restabelecer a ordem no clero e o povo.

Mas as revoluções se deram novamente, e Urbano, que se encontrava bastante doente, dispôs ir-se outra vez a França em 1370. Santa Brígida lhe anunciou que se abandonava Roma morreria. Em 5 de dezembro saiu de Roma e em 19 de dezembro morreu.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.