Por Victoria Cardiel
5f3o
5 de mai de 2025 às 15:21
Desde 28 de abril, quando a Capela Sistina foi fechada para visitantes, um grupo de cerca de 60 trabalhadores trabalha para preparar a capela, que abriga o afresco do Juízo Final de Michelangelo, para sediar o conclave que elegerá o próximo papa e se reúne a partir de quarta-feira (7).
O engenheiro Silvio Screpanti, vice-diretor da Área de Infraestrutura da Diretoria de Infraestrutura e Serviços do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, há "cerca de 40 trabalhadores — entre carpinteiros, ferreiros, montadores estruturais, instaladores, floristas e pessoal de limpeza — além de outros 20 trabalhadores de apoio de fora do Vaticano" concluindo as reformas.
Cerca de dez técnicos também são responsáveis por "planejar e supervisionar reformas e coordenar aspectos relacionados à segurança dos trabalhadores, enquanto a equipe istrativa é responsável pela contabilização de custos e gerenciamento de pedidos de compra", disse Screpanti.
Primeiros os técnicos: fogões e estrutura metálica 1m2x3m
O primeiro o foi a instalação de dois fogões conectados por andaimes à chaminé no telhado "por meio de uma estrutura metálica com tubos e juntas metálicas", diz Screpanti.
Embora a ativação do mecanismo da fumarola seja controlada eletronicamente, um técnico especializado ficará numa sala técnica adjacente à Capela Sistina nas eleições cardeais para evitar surpresas. "Ele está preparado para intervir imediatamente se necessário, para que nenhum imprevisto possa impedir a tão esperada e simbólica fumaça branca", diz o engenheiro.
Serviços e funções no conclave 2q3h5a
Também prestarão serviços "cinco técnicos, como eletricistas e técnicos de elevadores, cinco especialistas em ar condicionado e encanamento, e dois floristas", diz o engenheiro.
"Junto com a missa fúnebre, o conclave é um dos momentos mais significativos na vida da Igreja Católica", disse Screpanti. Para os trabalhadores é motivo de orgulho contribuir para a imagem de sobriedade, dignidade e eficácia que deve acompanhar esse momento, disse ele.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Compromisso e sigilo: isolamento dos trabalhadores 3yf2l
Assim como os cardeais eleitores, esses trabalhadores terão que prestar juramento para manter o sigilo em torno da eleição do novo papa.
"Eles trabalharão em período integral e dormirão no Vaticano, sem possibilidade de contato com suas famílias", disse a pessoa indicada como um dos principais responsáveis pelas reformas da Capela Sistina.
Para garantir a máxima confidencialidade, as janelas do Palácio Apostólico que fazem fronteira com as áreas destinadas ao conclave também são escurecidas; O sistema de blindagem tecnológica que normalmente protege os afrescos de Michelangelo está desativado; Todos os dispositivos tecnológicos, sensores e câmeras de vigilância usuais são desmontados, e as mais de 80 entradas e pontos de entrada no perímetro da Capela Sistina são selados com chumbo.
Instalação de plataforma e mobiliário 4o4f4l
Mais em 4h2f4e
Primeira visita de Leão XIV à América Latina seria a Argentina, Uruguai e Peru, diz cardeal
1a686d
Ler o artigo
A reforma da Capela Sistina tem também a instalação de uma plataforma que nivela o pavimento renascentista de mármore, dando estabilidade e facilitando o o e a uniformidade dos 133 cardeais eleitores convocados.
Sobre essa plataforma são então colocadas as mesas, os bancos, e os assentos identificados com o nome de cada cardeal. Depois, a plataforma é coberta com toalhas de mesa por estofadores especializados.
Decoração com flores e detalhes finais y5e54
Assine aqui a nossa newsletter diária 331j6l
A floricultura do Vaticano é responsável por todos os detalhes decorativos da sacada da galeria central da basílica de São Pedro, de onde o novo papa saudará o mundo.
“É especialmente comovente ver a dedicação com que cada colega faz seu trabalho em suas respectivas áreas de especialização”, diz Screpanti.
Assim que o conclave terminar, com o novo papa eleito, eles terão que trabalhar para desmantelar toda a implantação técnica com a mesma rapidez.
Eles também terão que começar os preparativos na praça de São Pedro para a missa solene de inauguração do novo pontificado.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).