A Proposta de Emenda à Constituição que criminaliza a posse e o porte de entorpecentes e drogas em qualquer quantidade foi aprovada ontem (16), no Senado em dois turnos. Agora, a PEC 45/2023 será analisada na Câmara dos Deputados.

Antes de ser aprovada no plenário, a PEC foi aprovada no dia 13 de março, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e também ou por cinco sessões de discussões até ser aprovada no primeiro turno, com 53 votos a favor e nove contra e em seguida aprovada novamente em segundo turno, com 52 votos favoráveis e nove contrários.

A Emenda Constitucional  é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e com o acréscimo do relator, o senador Efraim Filho (União-PB), e pede que seja incluído o seguinte inciso no art. 5º da Constituição Federal: “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, observada a distinção entre o traficante e o usuário pelas circunstâncias fáticas do caso concreto, aplicáveis ao usuário penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência”.