Bambino Gesù comemora 100 anos como “Hospital do Papa” l6l4g
Papa Francisco visita o Hospital Bambino Gesù. | Vatican Media.
Por Eduardo Berdejo
f42j
21 de fev de 2024 às 11:05
Ontem (20), fez 100 anos desde que o Hospital Pediátrico Bambino Gesù se tornou “Hospital do Papa”, depois que em 1924 a família Salviati doou à Santa Sé o centro de saúde que construiu em 1869 com o apoio de Pio IX.
A origem do hospital remonta a meados do século XIX, quando a duquesa Arabella Salviati queria que as crianças de Roma recebessem melhores cuidados médicos, porque, como acontecia em toda a península, os menores eram geralmente internados nas mesmas enfermarias que os adultos, sem receber uma atenção diferenciada.
Assim, para atingir o seu objetivo, como informa o Vatican News, a duquesa seguiu o modelo do Hopital des Enfants Malades de Paris. Seu marido, o duque Cipião, e seus filhos pequenos, que deram à mãe um cofrinho com suas economias, juntaram-se ao projeto.
O primeiro núcleo do hospital nasceu em 19 de março de 1869, num pequeno quarto da Via delle Zoccolette, quando quatro meninas foram acolhidas e cuidadas por dois médicos e pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
O papa Pio IX manifestou a sua satisfação por este centro dedicado ao Menino Jesus e escreveu num documento: “Que Deus abençoe este bom presente, consolide-o e melhore-o”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 1924, os serviços do Hospital Bambino Gesù aumentaram, assim como o tamanho da sua estrutura. Portanto, para garantir o seu funcionamento, a família Salviati decidiu doá-lo à Igreja.
Segundo o Vatican News, “em 1887, o hospital mudou-se para o antigo convento de Sant'Onofrio, no monte Gianicolo, onde permanece até hoje”. Até 2030 está prevista a sua transferência para a área do antigo hospital romano Forlanini.
A ligação entre este hospital e os papas é forte desde a sua criação, embora a primeira visita oficial tenha ocorrido em 1958 com são João XXIII.
São Paulo VI em 1968, são João Paulo II em 1979, Bento XVI em 2005 e papa Francisco em 2017 também o visitaram.
O Hospital Bambino Gesù é atualmente considerado “o maior centro policlínico e de pesquisa pediátrica da Europa e está ligado aos principais centros internacionais da área”, diz o Vatican News.
Papa batiza gêmeas siamesas separadas no Hospital Bambino Gesù 5v161o
11 de ago de 2020
O Papa Francisco batizou as duas meninas, gêmeas siamesas unidas pela cabeça, recentemente separadas com sucesso no Hospital Bambino Gesù durante uma operação complexa.
Bambino Gesù conseguiu separar siamesas: Tinham lhes dito que era “um caso perdido” 2o5d5x
11 de mai de 2018
Em 2016, alguns médicos da Argélia afirmaram que a situação das gêmeas siamesas Rayenne e Djiehene era “um caso perdido”, entretanto, os médicos do Hospital Bambino Gesù não desistiram e, depois de mais de dez horas de cirurgia, conseguiram separar as pequenas em outubro de 2017. Nesta semana, ambas receberam alta.