28 de set de 2023 às 11:32
O bispo auxiliar de Roma, dom Daniele Libanori, Comissário da Comunidade Loyola, emitiu um decreto disciplinar contra a irmã Ivanka Hosta, superiora da comunidade de religiosas que fundou na Eslovênia na década de 1990 com o padre Marko Rupnik, expulso dos jesuítas por e acusado de ter abusado de freiras.
O site português 7MARGENS informou no domingo (24) que o decreto disciplinar foi emitido no dia 21 de junho por ter exercido na Comunidade Loyola “um estilo de governo prejudicial à dignidade e aos direitos de cada uma das religiosas que a integram”.
A irmã fica proibida de assumir qualquer cargo ou função de governo, ou de direção espiritual na comunidade. A sua nova residência será a casa que a Comunidade Loyola tem em Braga, Portugal, cuja superiora é a irmã Frederica Dotti. Ela não poderá ter contato com religiosas ou ex-religiosas da comunidade por três anos. E, como “penitência externa”, deve peregrinar uma vez por mês, durante um ano, a um santuário mariano de fácil o, onde deverá rezar “pelas vítimas do comportamento do padre Marko Ivan Rupnik e por todas as religiosas da Comunidade de Loyola”.