Os bispos católicos condenaram energicamente a invasão de manifestantes pró-Donald Trump ao edifício do Capitólio, enquanto o Congresso debatia na quarta-feira, 6 de janeiro, a certificação dos resultados das eleições presidenciais, o que levou à evacuação de legisladores e ao assassinato de uma manifestante por parte das forças da ordem.

“Uno-me às pessoas de boa vontade para condenar a violência de hoje no Capitólio dos Estados Unidos”, disse em 6 de janeiro o Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gomez, presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB). “Isso não é o que somos como americanos. Rezo pelos membros do Congresso e do Capitólio, pela polícia e por todos aqueles que trabalham para restaurar a ordem e a segurança pública”, expressou.

“A transição pacífica de poder é uma das marcas desta grande nação”, acrescentou. "Neste momento preocupante, devemos nos comprometer novamente com os valores e princípios de nossa democracia e nos unir como uma nação sob Deus”, afirmou.