Por Bénédicte Cedergren
1e6y5z
26 de mai de 2025 às 11:33
O papa Leão XIV encantou e inspirou fiéis do mundo todo ao cantar a oração Regina Caeli na varanda da basílica de São Pedro, no Vaticano. Agora, um projeto ligado à Santa Sé está produzindo vídeos educativos para quem quiser imitar o papa cantor.
“Vamos Cantar com o Papa” — o nome da iniciativa — é apresentado pelo padre dominicano Robert Mehlhart, presidente do Pontifício Instituto de Música Sacra.
“O papa apareceu na sacada da praça de São Pedro e entoou o Regina Caeli , e entoou-o muito bem”, disse ao jornal National Catholic , da EWTN, o padre Mehlhart, padre dominicano da Alemanha com uma carreira de destaque na regência de coros e orquestras em Oxford, Inglaterra; Viena, Áustria e Munique, Alemanha.
Essa nova iniciativa convida os fiéis a erguerem suas vozes em cânticos ao lado de Leão XIV, que já fez isso várias vezes desde sua eleição.
"Ele tem uma voz adorável. É um cantor experiente. Viveu a maior parte da vida numa comunidade monástica, numa comunidade de frades em que cantar o ofício é uma prática diária", disse o padre Mehlhart.
“As pessoas queriam participar. E eu pensei: Bem, eu posso ajudá-las. Vamos fazer esse projeto e fazer com que as pessoas cantem com o papa”, disse o padre dominicano.
Lançados em colaboração com o Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, os “pequenos tutoriais educativos em vídeo” nas redes sociais têm um duplo objetivo:
O objetivo não é só tornar a rica herança do canto gregoriano ível a todos, mas “ajudar o povo de Deus a cantar junto com o Santo Padre nas próximas grandes celebrações litúrgicas”.
Que cânticos ele escolhe para ensinar aos fiéis? "A resposta é muito simples. Eu ensino os cânticos que o papa realmente canta. Quando ele cantar um trecho novo, vamos ensinar vocês a cantar com ele", disse o padre Mehlhart.
No espírito de santo Agostinho 10581i
Em todo o mundo, podem ser vistos esforços para divulgar e reviver os tesouros musicais da Igreja.
Em Roma, o Pontifício Instituto de Música Sacra, que é a universidade estatal do Vaticano para música sacra, está liderando esse esforço.
O instituto internacional oferece 21 cursos em sete disciplinas, como composição, regência coral, órgão e canto.
Como a música sacra “existe há 2 mil anos”, o padre Mehlhart enfatizou que eles não estão inventando nada de novo, mas sim ajudando a revigorar uma tradição de longa data junto com Leão XIV, que “nos inspira a todos a nos envolver mais na sagrada liturgia e a louvar a Deus com cânticos”.
O reitor do instituto também enfatizou: “Ele é agostiniano, e santo Agostinho tinha plena certeza de que rezar cantando é algo muito, muito agradável e bom. Ele tem esse famoso ditado: ‘Quem canta reza duas vezes’”, significando que “quem canta glorifica a Deus e prega a Palavra de Deus ainda mais do que poderíamos fazer só com as nossas palavras”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Como a Igreja há muito reitera, “a música é muito importante para a vida espiritual dos fiéis”.
“Os santos cantam. Eles vivem com Deus no céu, eles o veem e se unem à alegria dos anjos; e é nossa tarefa na Terra, como seres humanos, nos juntar a eles e tornar este mundo ainda mais celestial”, disse o padre Mehlhart.
Uma iniciativa com envolvimento dos alunos g2y35
Assine aqui a nossa newsletter diária 331j6l
Com a ajuda de alunos do Pontifício Instituto de Música Sacra, o padre Mehlhart ensina como ler e cantar notas musicais simples, e o significado por trás dos profundos textos latinos.
Junto com Tommaso Lee, Israel Echie tem ajudado o padre dominicano a preparar e organizar a criação dos vídeos. Segundo Echie, a iniciativa do padre Mehlhart "não poderia ter sido mais oportuna".
“Isso acontece num momento em que o canto gregoriano parece estar em extinção”, disse Echie ao . Embora documentos da Igreja como o Sacrosanctum concilium digam que o canto gregoriano tem “um lugar de destaque na liturgia”, Echie disse que, “na prática, não é assim”.
Segundo Echie, "ter alguém que leva [o cântico] até eles é como um renascimento”.
“O padre Robert está reevangelizando as pessoas novamente, não só em nível local, mas globalmente", disse Echie.
Impacto sobre os fiéis e esperanças de alcance 5i1w18
Com quase 1 milhão de visualizações dos primeiros vídeos em uma semana, o impacto global dos vídeos curtos e interativos é inegável.
Falando sobre como “os ecos melódicos puros do canto têm a capacidade de colocar alguém na atmosfera de oração”, Echie disse que não está mais só esperando ver os frutos do projeto.
“Já consigo ver os frutos e rezo para que se torne algo muito, muito global”, disse ele.
“O próprio Santo Padre está levando o canto a sério”, disse também Echie, e “sabendo que a Igreja é hierárquica, os bispos certamente farão o mesmo, até mesmo em nossas Igrejas locais”.
“Minha esperança é que as pessoas se sintam mais seguras ao cantar. Acho que muitas pessoas só querem que alguém cante para elas as partes para que possam repeti-las”, disse também o padre Mehlhart.
Embora o alcance exato dos vídeos ainda seja desconhecido, o padre Mehlhart diz que os comentários que ele lê nas redes sociais lhe dão uma ideia de como eles estão tocando tanto os crentes quanto os não crentes.
“É fantástico ler esses comentários porque são muito encorajadores para nós, para este instituto, para os alunos e para todas as pessoas que querem ajudar as pessoas a glorificar a Deus por meio da música”.
“O melhor comentário que já li foi: 'Padre, o senhor fez um ateu cantar com o papa'. Acho isso simplesmente glorioso. E ilumina meu coração como pregador”, disse também o padre Mehlhart.
Bénédicte Cedergren é produtora associada do EWTN News Nightly. Ela é sueco-sa e cresceu em Estocolmo. Depois de se formar em jornalismo pela Universidade de Estocolmo, Suécia, Bénédicte mudou-se para Roma, onde se formou em filosofia pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino. Ela também canta música sacra e trabalha como fotógrafa. Apaixonada por difundir a verdade e a beleza da fé católica, Bénédicte gosta de divulgar testemunhos de outras pessoas e escrever histórias que cativam e inspiram.