15 de mai de 2025 às 15:04
A Festa de Santa Rita de Cássia em Viçosa (MG), celebrada anualmente em 22 de maio no santuário Santa Rita de Cássia, foi declarada patrimônio cultural imaterial de Viçosa pela câmara municipal por “sua relevância cultural e social para a comunidade”. A aprovação definitiva do Projeto de Lei nº 12/2025, de autoria do vereador de Viçosa, Sérgio Augusto Moreira Marota (PP-MG) ocorreu na segunda-feira, 12 de maio.
“A festa vai além de uma celebração religiosa, representando também um momento de união comunitária e expressão cultural”, disse Marota. “Seus rituais, que combinam práticas litúrgicas e manifestações populares, são fundamentais para a memória coletiva de Viçosa”.
O vereador também destacou que “o reconhecimento como Patrimônio Imaterial” da Festa de Santa Rita de Cássia “visa garantir que suas tradições essenciais sejam preservadas, assegurando que as futuras gerações possam continuar a vivenciar essa rica manifestação cultural” e ainda “fortalecerá a identidade local, promovendo, ainda, o desenvolvimento do turismo e a valorização da cultura regional”.