Por Walter Sánchez Silva
s2w9
12 de mai de 2025 às 14:47
A Conferência Episcopal Peruana (CEP), entregou a Medalha de Ouro de São Toribio de Mogrovejo ao bispo Robert Prevost em 14 de março de 2023 em reconhecimento à sua partida para Roma para assumir o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos da Santa Sé. Na cerimônia, Prevost — atual papa Leão XIV — falou sobre seu relacionamento com o então cardeal Jorge Mario Bergoglio quando era prior-geral dos agostinianos.
"Não vou dizer o motivo, mas digamos que nem todos os meus encontros com o cardeal Bergoglio foram sempre de acordo, digamos, entre nós dois, de mútuo acordo", disse monsenhor Prevost com um sorriso, sem especificar quais divergências tinha com o papa Francisco.
“Eu nunca serei bispo” 5h2vb
Nessas palavras de agradecimento em 2023, publicadas no último sábado (10) no canal da Conferência Episcopal Peruana no YouTube, o agora papa disse que no dia anterior se celebraram os dez anos de pontificado do papa Francisco e que “Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires”.
“Como eu era prior-geral dos agostinianos, encontrei-o várias vezes e, quando ele foi eleito (papa), disse a alguns dos meus irmãos: 'Bem, isso é muito bom, e graças a Deus nunca serei bispo' ", disse o então monsenhor Prevost.
Prevost não imaginava que pouco mais de dois anos depois daquele discurso ele se tornaria bispo de Roma e sucessor de Francisco na Cátedra de são Pedro.
No vídeo do discurso de 2023, ele disse também que Francisco celebrou a missa de abertura do Capítulo Geral Agostiniano na igreja de Santo Agostinho, em Roma, em 28 de agosto de 2013.
No fim daquela missa, disse Prevost, Francisco lhe disse: “Agora descanse”. E ele respondeu: “Obrigado, Santo Padre, espero descansar”.
"Ele me deixou por alguns meses e depois me nomeou bispo de Chiclayo. Não sei quando chegará o período de descanso, mas aqui estamos", disse ele, rindo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O “chullo” do Peru que lhe deram quando tinha cinco anos 3v5rn
Naquela fala em 2023, o bispo Prevost também contou uma piada sobre sua primeira conexão com o Peru: “Quando eu tinha cinco anos, não sei se sabia onde ficava o Peru ou não, mas eu tinha uma tia que trabalhava aqui e ele me deu um chullo (um chapéu de lã tradicional dos Andes peruanos), um daqueles que são usados na região de Apurímac, nas montanhas, de todas as cores... minha educação peruana começou quando eu era muito jovem”.
O atual papa Leão XIV enfatizou que sua estadia no Peru será “um dos maiores presentes que o Senhor” lhe deu, além de “um grande tesouro”.
Obediência em “todas as idades da vida” 6u272l
Falando sobre o cargo que estava prestes a assumir na Santa Sé, o então bispo disse: "Não estou totalmente satisfeito. Minha preferência teria sido permanecer em Chiclayo, mas é preciso obedecer em todas as idades da vida".
Ao fim de seu discurso, ele pediu orações e enfatizou: “Pelo Senhor dos Milagres, o Peru estará sempre presente em meu coração, em minhas orações”.
O Senhor dos Milagres, também chamado de Cristo de Pachacamilla, Cristo Púrpura ou Cristo Moreno, é uma imagem de Cristo pintada numa parede de adobe no século XVII e preservada na Igreja das Nazarenas, no centro histórico de Lima, capital do Peru.
Walter Sánchez Silva é jornalista na ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, com mais de 15 anos de experiência cobrindo eventos da Igreja na Europa, América e Ásia.