Por Victoria Cardiel
5f3o
11 de mai de 2025 às 11:51
O papa Leão XIV celebrou hoje (11) de manhã uma missa nas Grutas do Vaticano, no altar ao lado do túmulo do apóstolo Pedro, antes de subir ao balcão central da Basílica de São Pedro para rezar o Regina Caeli.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o prior geral da Ordem de Santo Agostinho, padre Alejandro Moral Antón também concelebrou a missa com o papa na área subterrânea localizada abaixo da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Em sua homilia, pronunciada parte em inglês e parte em italiano, o papa lembrou que hoje (11) é o domingo do Bom Pastor. "Jesus Cristo, a quem seguimos, é o Bom Pastor, e é Ele que nos dá a vida: o caminho, a verdade e a vida. Por isso, celebramos este dia com alegria e agradecemos imensamente a sua presença aqui", expressou.
O papa recordou ainda que este segundo domingo de maio é também celebrado o Dia da Mãe em vários países do mundo, e afirmou que “uma das mais belas expressões do amor de Deus é o amor que se manifesta nas mães, sobretudo em relação aos seus filhos e netos”.”.
Além disso, destacou que este dia também é especial por ser o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Leão XIV lembrou que, antes e depois do conclave, falou com os cardeais sobre as vocações na Igreja e "como é importante que todos nós a busquemos juntos”.
"Antes de tudo, dando bom exemplo em nossa vida, com alegria, vivendo a alegria do Evangelho, não desanimando os outros, mas – reiterou – procurando maneiras de encorajar os jovens a escutar a voz do Senhor, segui-la e servir na Igreja”, disse Leão XIV.
Por fim, o papa destacou que, como ensina a narrativa bíblica da viagem de Paulo e Barnabé a Antioquia, o Evangelho deve ser anunciado ao mundo inteiro.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Coragem! Sem medo! Muitas vezes Jesus diz no Evangelho: ‘Não tenham medo’. Devemos ser corajosos no testemunho que damos, com palavras e sobretudo com a nossa vida: dando a nossa vida, servindo, às vezes com grandes sacrifícios para viver esta mesma missão", disse.
Leão XIV assinalou que se deve, em primeiro lugar, "escutar sempre a Palavra de Deus. Depois, escutar também os outros, saber construir pontes, saber escutar para não julgar, não fechar as portas pensando que temos toda a verdade e que ninguém mais pode nos dizer algo”.
"É muito importante escutar a voz do Senhor, escutarmo-nos a nós próprios neste diálogo e ver para onde o Senhor nos chama. Caminhemos juntos na Igreja, peçamos ao Senhor que nos dê esta graça de poder escutar a sua Palavra para servir todo o seu povo", disse.
Depois da Missa, Leão XIV permaneceu durante alguns minutos em oração junto dos túmulos dos seus predecessores. Bento XVI foi sepultado na cripta do Vaticano em 5 de janeiro de 2023, sobre uma lápide de mármore com a inscrição latina Benedictus PP. XVI, ao lado do túmulo da rainha Cristina da Suécia (1626-1689).
O papa alemão foi sepultado precisamente no local onde anteriormente se encontrava o túmulo de são João Paulo II. Os restos mortais de Wojtyła foram transferidos em 2011, imediatamente depois da sua beatificação, para a capela de são Sebastião, ao lado da Pietá de Miguel Ângelo.
Segundo o Vaticano, Leão XIV também rezou em frente à chamada Nicchia dei Palli (Nicho dos Pálios), onde são guardados os pálios destinados aos arcebispos metropolitanos, um símbolo de comunhão com a Sé Apostólica.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).