Por Katie Yoder
4j1y6d
11 de mai de 2025 às 00:01
No Dia das Mães, os católicos reconhecem as mães em suas vidas, assim como a Nossa Senhora, Mãe de Deus. Para celebrar tudo o que as mães fazem, seguem abaixo 12 citações de santos e outras figuras da Igreja sobre a beleza e o significado da maternidade:
Nossa Senhora de Guadalupe, a São Juan Diego: 1jg5v
“Não te perturbes nem te deixes abater pela tristeza. Não temas nenhuma doença, aflição, ansiedade ou dor. Não estou aqui, sendo tua Mãe? Não estás sob a minha sombra e proteção? Não sou a tua fonte de vida? Não estás nas dobras do meu manto? No cruzar dos meus braços? Precisas de mais alguma coisa?”
Santa Teresa de Lisieux: 5a5ux
“A mais bela obra-prima do coração de Deus é o coração de uma mãe.”
Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein): 1b533z
“Ser mãe é nutrir e proteger a verdadeira humanidade e levá-la ao desenvolvimento.”
São João Paulo II: 3t6ug
“Obrigada, mulheres mães! Vocês abrigaram seres humanos dentro de si mesmas numa experiência única de alegria e sofrimento. Essa experiência faz com que vocês se tornem o próprio sorriso de Deus para o recém-nascido, aquela que guia os primeiros os do seu filho, que o ajuda a crescer e que é a âncora enquanto a criança percorre a jornada da vida”.
Santa Teresa de Calcutá: 1x3q4n
“Esse poder especial de amar que pertence à mulher se manifesta com mais clareza quando ela se torna mãe. A maternidade é uma dádiva de Deus para as mulheres. Como devemos ser gratos a Deus por essa dádiva maravilhosa que traz tanta alegria ao mundo inteiro, tanto às mulheres quanto aos homens!”
Santa Zélia Guérin Martin, mãe de Santa Teresinha de Lisieux: 6f6sd
“Acima de tudo, nos meses imediatamente anteriores ao nascimento do filho, a mãe deve manter-se próxima de Deus, de quem a criança que carrega em si é a imagem, a obra, o dom e a criança. Ela deve ser para a sua prole, por assim dizer, um templo, um santuário, um altar, um tabernáculo. Em suma, a sua vida deve ser, por assim dizer, a vida de um sacramento vivo, um sacramento em ato, enterrando-se no seio daquele Deus que tão verdadeiramente o instituiu e o santificou, para que de lá possa haurir aquela energia, aquela iluminação, aquela beleza natural e sobrenatural que Ele quer, e quer precisamente por meio dela, comunicar ao filho que ela gera e que dele nasça”.
Mais em 4h2f4e
O trabalho de madre Angélica ainda traz inspiração — e conversão — nove anos depois de sua morte
201c3s
Ler o artigo
Santa Gianna Beretta Molla: 71372i
“Vejam as mães que realmente amam seus filhos: quantos sacrifícios elas fazem por eles. Elas estão dispostas a tudo, até mesmo a doar o próprio sangue para que seus bebês cresçam saudáveis, fortes e saudáveis”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Santo Agostinho, filho de Santa Mônica: 5o1b1n
Assine aqui a nossa newsletter diária 331j6l
“E agora Tu 'estendeste a tua mão do alto' e tiraste a minha alma daquela profunda escuridão [do maniqueísmo] porque minha mãe, Tua fiel, chorou a Ti por mim mais do que as mães estão acostumadas a chorar pela morte física de seus filhos... E Tu a ouviste, ó Senhor”.
Venerável arcebispo Fulton Sheen: 1l1w3j
“A maternidade torna-se então uma espécie de sacerdócio. Ela traz Deus ao homem ao preparar a carne na qual a alma será implantada; ela traz o homem a Deus ao oferecer a criança de volta ao Criador... ela é o desafio constante da natureza à morte, a portadora da plenitude cósmica, a arauto das realidades eternas, a grande cooperadora de Deus”.
Papa Francisco: 31106i
“Uma sociedade sem mães seria uma sociedade desumanizada, pois as mães são sempre, mesmo nos piores momentos, testemunhas de ternura, dedicação e força moral… Queridas mães, obrigado, obrigado pelo que vocês são em sua família e pelo que vocês dão à Igreja e ao mundo”.
Cardeal József Mindszenty: 2o5oo
“A pessoa mais importante na Terra é uma mãe. Ela não pode reivindicar a honra de ter construído a Catedral de Notre Dame. Ela não precisa. Ela construiu algo mais magnífico do que qualquer catedral — uma morada para uma alma imortal, a pequena perfeição do corpo de seu bebê. … Os anjos não foram abençoados com tal graça. Eles não podem participar do milagre criativo de Deus para trazer novos santos para o céu. Só uma mãe humana pode. As mães estão mais próximas de Deus, o Criador, do que qualquer outra criatura; Deus une forças com as mães para fazer esse ato de criação… O que, neste mundo de Deus, é mais glorioso do que isso: ser mãe?”
Alice von Hildebrand: 5b2q4u
“Uma mulher, por sua própria natureza, é maternal — pois toda mulher, casada ou solteira, é chamada a ser mãe biológica, psicológica ou espiritual — ela sabe intuitivamente que dar, nutrir, cuidar dos outros, sofrer com e por eles — pois a maternidade implica sofrimento — isso é infinitamente mais valioso aos olhos de Deus do que conquistar nações e voar para a lua”.
Esse artigo foi publicado originalmente em 9 de maio de 2021 e foi atualizado.
A ex-correspondente em Washington, DC, Katie Yoder, cobriu questões pró-vida, a USCCB, políticas públicas e o Congresso dos EUA para a Catholic News Agency. Anteriormente, trabalhou para o Townhall.com, a National Review e o Media Research Center.