Por Nicolás de Cárdenas
5k5t49
6 de mai de 2025 às 15:33
O arcebispo de Barcelona, Espanha, cardeal Juan José Omella, publicou hoje (6) uma mensagem para marcar o início do conclave programado para amanhã (7), em que fala sobre a Igreja e o perfil do próximo papa que espera ver eleito.
O cardeal, que atuou no Conselho de Cardeais do papa Francisco, diz que muitos, como ele, estão participando "pela primeira vez desse encontro tão importante para o futuro da Igreja Católica".
Eles enfrentam essa nova circunstância "com plena confiança na intercessão de Santa Maria, Mãe da Igreja, e pedindo a Jesus que nos conceda a graça de sermos dóceis ao Espírito Santo".
Momento crucial para a Igreja 5j1h3v
Para o cardeal espanhol, "este é um momento crucial para a Igreja", em meio a polêmicas midiáticas "com foco político" sobre o encontro único dos cardeais eleitores. No entanto, ele ressalta que "o debate não é se devemos ser progressistas ou conservadores, mas sim se o objetivo é ser profundamente fiel ao Evangelho".
Em sua opinião, essa fidelidade ao Evangelho significa que "não podemos deixar de colocar no centro os mais vulneráveis, os que sofrem, os considerados menos importantes e os pecadores. Não podemos deixar de ser uma Igreja em saída, uma Igreja missionária que vai ao encontro dos que estão longe".
A Igreja, “uma casa aberta” 3k3846
Assim, o cardeal Juan José Omella, que completou 79 anos em 21 de abril, no mesmo dia da morte do papa Francisco, diz que "nós, cardeais, temos a grande responsabilidade de discernir e identificar os desafios que a Igreja Católica enfrenta para que ela possa se assemelhar à Igreja que Jesus Cristo anseia".
Em sua opinião, a Igreja deve ser "uma casa aberta, onde reina o amor, a comunhão, a esperança e a alegria. Uma família à qual todos pertencemos, cada um avançando em seu próprio caminho rumo à plena comunhão com Deus. Uma Igreja que seja mãe, que ouça e acolha todos os que dela se aproximam e os acompanhe em seu encontro com Jesus Cristo".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Impressões das congregações-gerais 2m3z6i
Em sua última carta pública antes de participar do conclave, em que não poderá manter nenhuma comunicação externa até sua conclusão, o arcebispo de Barcelona fala sobre suas impressões sobre as congregações-gerais, em que os cardeais trocam opiniões. Ele disse que é "um belo momento que destaca a riqueza da comunhão na diversidade de culturas e línguas".
"É uma experiência impressionante de escuta atenta e respeitosa, que nos permite identificar o Espírito revelado em nossa comunicação. Uma escuta na qual o papa Francisco buscou nos instruir ao longo de seu pontificado", disse também dom Omella.
Um papa que garanta a unidade e a fidelidade evangélica 2j5l5b
Por fim, o cardeal Omella pede a inspiração do Espírito Santo para iluminar o Colégio de Cardeais na eleição do sucessor de são Pedro.
“Um papa que zelará pela unidade da Igreja e garantirá a fidelidade ao Evangelho e ao Magistério da Igreja", diz o cardeal na carta.
Mais em 4h2f4e
Primeira visita de Leão XIV à América Latina seria a Argentina, Uruguai e Peru, diz cardeal
1a686d
Ler o artigo
“Peço-lhes que rezem intensamente por todos nós, para que o Senhor nos faça ouvir a voz do Espírito Santo e escolher o pastor que, em comunhão com todos os bispos da Igreja, guiará o santo Povo de Deus nesta etapa da história da salvação. Nunca nos esqueçamos de que o cerne da nossa missão é levar o amor de Cristo e a sua Palavra a todos os cantos do mundo”, conclui dom Omella.
Nicolás de Cárdenas é um jornalista espanhol especializado em informação sociorreligiosa. Desde julho de 2022 é correspondente da ACI Prensa na Espanha.