Caixão do papa Francisco já está na basílica de São Pedro para sua última despedida g2h19
Caixão do papa Francisco atravessa a Praça de São Pedro a caminho da basílica de São Pedro hoje (23) | Daniel Ibáñez/ EWTN News
Por Victoria Cardiel
,
Almudena Martínez-Bordiú
5w3p5s
23 de abr de 2025 às 06:27
Às 9h de hoje (23) teve início o traslado do caixão com os restos mortais do papa Francisco para a basílica de São Pedro. A cerimônia começou depois de um momento de oração na capela da Casa Santa Marta, onde o cardeal camerlengo Kevin Farrell aspergiu água benta sobre o corpo do papa.
Desde primera hora de la mañana, cientos de personas se han acercado a la Plaza de San Pedro para poder ver en directo el último adiós al Papa Francisco pic.twitter.com/Dw5Qwgl6Ul
O caixão do papa Francisco atravessa a Praça de São Pedro. Daniel Ibáñez/ EWTN News
Os “sediários vaticanos”, encarregados de levar no ado a cadeira gestatória dos papas, levaram o caixão em seus ombros até a Praça de São Pedro.
Os cardeais presentes em Roma também acompanharam o caixão com os restos mortais do papa Francisco. Da Casa Santa Marta até a basílica vaticana, a procissão foi acompanhada muitas pessoas. Algumas não conseguiram conter as lágrimas enquanto seguiam, em respeitoso silêncio, o “papa dos últimos”.
Todo preparado en la plaza de San Pedro para la procesión que acompañará desde la Capilla de Casa Santa Marta los restos mortales del Papa Francisco @EWTNespanol@aciprensapic.twitter.com/yMmvGwp9Bz
Na praça, cerca de 20 mil fiéis o receberam com um aplauso. Muitos se aglomeraram nas laterais, tentando ter uma última visão do papa, que apenas três dias antes havia ado pela mesma praça em seu papamóvel.
Solene procissão dos restos mortais do papa Francisco até a basílica de São Pedro. Daniel Ibáñez/ EWTN News
Ao entrar na basílica de São Pedro, ressoou o Kyrie eleison, o cântico que implora a misericórdia de Deus. Lá dentro, centenas de fiéis esperavam em silêncio.
Enquanto entravam na basílica, entoavam a Ladainha dos Santos, à qual respondiam com a frase “Rogai por ele”. Sacerdotes, bispos e funcionários da Santa Sé também participaram.
Nem todos. Os mais velhos, como os cardeais Bertone e Ruini, esperaram diretamente dentro da basílica por causa de seus problemas de mobilidade.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Vista da procissão do topo da colunata de Bernini. Daniel Ibáñez/ EWTN News
O corpo do papa Francisco, colocado em um único caixão de zinco e madeira, mas não sobre almofadas, segundo seu desejo, está envolto em vestes litúrgicas vermelhas e com um rosário entrelaçado em suas mãos.
A procissão, que entrou na basílica pela porta central, percorreu anteriormente a área ao redor da residência do papa no Vaticano, para onde ele retornou em 23 de março, depois de ar 38 dias no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.
A procissão entra pela porta central da basílica. Daniel Ibáñez/ EWTN News
A procissão seguiu em frente até o altar da Confissão, aos pés do baldaquino de Bernini, onde os restos mortais do papa Francisco repousarão temporariamente antes de seu sepultamento final.
Depois da leitura em latim do Evangelho de São João (17,24), o camerlengo, cardeal Kevin Farrell, introduziu a oração de intercessão: “Oremos fervorosamente a Deus Pai para que acolha nosso pastor defunto na morada eterna e cresça nossa fé na ressurreição dos mortos”.
Seguiram-se as orações dos fiéis, rezando em particular pela alma do papa. Finalmente, o cardeal Farrell disse Requiescat in pace (descanse em paz), e se cantou Salve Regina.
Depois da liturgia, cardeais, bispos, padres e fiéis na basílica fizeram fila para ver o corpo do papa Francisco e lhe dar um último adeus.
Mais em 4h2f4e
Primeira visita de Leão XIV à América Latina seria a Argentina, Uruguai e Peru, diz cardeal
1a686d
O corpo do papa ficará exposto por três dias até o funeral, que será celebrado pelo decano do colégio cardinalício, cardeal Battista Re, às 10h (horário local) do sábado (26).
As portas da basílica serão reabertas às 11h para os fiéis que desejarem entrar para prestar suas últimas homenagens ao papa Francisco.
A basílica vaticana permanecerá aberta até a meia-noite e reabrirá suas portas na quinta-feira (24) às 7h (horário local). Na sexta-feira (25), ela estará aberta novamente das 7h (horário local) até a meia-noite. Só durante as primeiras horas da manhã ela permanecerá fechada para permitir a manutenção técnica da basílica.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Obrigado por me trazerem de volta à praça, foram algumas das últimas palavras do papa Francisco 2r33z
22 de abr de 2025
O último ato público do papa Francisco foi a bênção Urbi et Orbi do domingo de Páscoa, proferido na loggia da basílica de São Pedro, o mesmo lugar do qual ele foi apresentado ao mundo como papa há 12 anos.
O que acontece com os restos mortais do papa 593w1p
22 de abr de 2025
A Igreja tem muitos costumes e tradições históricas relacionadas ao manuseio dos restos mortais de um papa entre o momento de sua morte e seu sepultamento.
Funeral do papa Francisco será no sábado na Praça de São Pedro z4d17
22 de abr de 2025
A missa de exéquias do papa Francisco acontecerá no sábado, 26 de abril, às 10h, na Praça de São Pedro, anunciou o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano hoje (22).