Por Redação central
3k6v4r
21 de abr de 2025 às 06:51
O papa Francisco morreu hoje (21) às 7h35 hora de Roma, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé. O pontífice de 88 anos, que chefiou a Igreja Católica por quase 13 anos, morreu em Casa Santa Marta.
A Santa Sé ainda não anunciou pormenores sobre os preparativos para o funeral do primeiro papa latino-americano da história. Nos próximos dias, será convocado um conclave para eleger o sucessor.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, e entrou para a Companhia de Jesus aos 21 anos. Após a sua ordenação em 1969, foi provincial jesuíta, reitor de seminário e professor antes de são João Paulo II nomeá-lo bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992. Tornou-se arcebispo da capital argentina em 1998 e foi criado cardeal em 2001.
A eleição surpresa do Cardeal Bergoglio a 13 de março de 2013, aos 76 anos, marcou várias primeiras vezes na história: o primeiro papa jesuíta, o primeiro das Américas e o primeiro a escolher o nome Francisco, inspirado na devoção de são Francisco de Assis à pobreza, à paz e à criação.
O seu pontificado de quase 13 anos caracterizou-se por um enfoque na misericórdia, no cuidado com a criação e na atenção àquilo a que chamou de “periferias”, tanto da Igreja como da sociedade. Francisco fez 47 viagens apostólicas fora da Itália, embora nunca tenha visitado a sua Argentina natal.
Durante o seu mandato, o papa Francisco canonizou 942 santos, mais do que qualquer outro papa na história, incluindo os seus antecessores João XXIII, Paulo VI e João Paulo II. Ele publicou quatro encíclicas e sete exortações apostólicas e promulgou 75 documentos motu proprio.
Ao longo do seu papado, Francisco reformulou significativamente o Colégio Cardinalício através de dez consistórios, criando 163 novos cardeais. As suas nomeações refletiram sua visão de uma Igreja global, elevando prelados das periferias e criando cardeais em lugares que nunca tinham tido um, como a Mongólia e o Sudão do Sul.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os problemas de saúde marcaram os últimos anos do papa. Francisco foi submetido a intervenção cirúrgica em julho de 2021 e em junho de 2023. Em novembro de 2023, sofreu de uma inflamação pulmonar e, em fevereiro de 2025, foi hospitalizado no Hospital Gemelli de Roma por causa de bronquite e uma infeção respiratória.
O seu pontificado enfrentou desafios sem precedentes, como a pandemia mundial de COVID-19, durante a qual ofereceu momentos históricos de oração pela humanidade, nomeadamente a extraordinária bênção Urbi et Orbi numa Praça de São Pedro vazia, em março de 2020. Apelou também repetidamente à paz no meio dos conflitos na Ucrânia e na Terra Santa.
Francisco convocou quatro sínodos, incluindo o Sínodo sobre a Sinodalidade, cuja segunda sessão terminou em outubro de 2024. Implementou reformas significativas na Cúria Romana e tomou várias medidas para resolver a crise dos abusos do clero, incluindo o motu proprio Vos Estis Lux Mundi de 2019.
Após o funeral do Papa e os tradicionais nove dias de luto, os cardeais de todo o mundo reunir-se-ão em Roma para as congregações gerais e o subsequente conclave para eleger o seu sucessor.
Esta é uma história em desenvolvimento.
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.