Ícone de Nossa Senhora de Czestochowa percorre o Brasil em peregrinação pró-vida 446ns
Missa com o ícone na capela do Edifício São João Paulo II, na Glória, em 21 de março de 2025. | Crédito: Luiz Cassimiro / Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Por Nathália Queiroz
50101n
21 de mar de 2025 às 15:40
O ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, a Virgem Negra padroeira dos poloneses, chegou hoje ao Rio de Janeiro (RJ) para uma peregrinação em defesa da vida. Além do Rio, a imagem vai percorrer as cidades de Petrópolis (RJ), Cachoeira Paulista (SP), São Paulo (SP), Aparecida (SP), Presidente Prudente (SP), Londrina (PR) e Curitiba (PR).
A peregrinação "De Oceano a Oceano" é uma iniciativa do movimento pró-vida na Polônia para promover a devoção mariana em defesa da vida. O Brasil é o 30º país a receber a visita do ícone.
O bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, dom Tiago Stanislaw, polonês de nascimento, disse ao jornal Testemunho de Fé que a iniciativa começou em 2012 com os leigos da Polônia e de outros países da região, porque o aborto havia se tornado um método anticoncepcional na Rússia.
“Diante de muitas vidas perdidas, os leigos pró-vidas pensaram em pedir a intervenção especial do céu, de Nossa Senhora, e foi exatamente assim que se pensou em uma peregrinação, no início a começar na parte asiática da Rússia, em Vladivostok, e terminaria em Portugal, no Santuário de Fátima”, disse.
“Depois, apareceram outros interessados em acolher o ícone de Nossa Senhora, e numa segunda etapa, a peregrinação foi para os EUA, Canadá, depois México, ou pelo Panamá, durante a Jornada Mundial da Juventude”.
O ícone estará na arquidiocese do Rio de Janeiro em três momentos: de 21 a 26 de março, nos dias 2 e 3 de abril e de 8 a 12 de abril de 2025. Dom Tiago convidou todos os que valorizam a vida a participar desse momento. “Para que a nossa união e oração em defesa da civilização da vida e do amor possa trazer os frutos desejados”.
“A cultura da morte está tomando cada vez mais o espaço dos corações das pessoas e da vida social, e entendemos que só com a ajuda do céu, pela qual clamamos a intercessão de Nossa Senhora, vamos conseguir vencer e assim preservar a civilização da vida e do amor”, concluiu.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ícone de Nossa Senhora de Częstochowa. Crédito: Arquidiocese do Rio de Janeiro.
O ícone de Nossa Senhora de Częstochowa 111u31
O ícone de Nossa Senhora de Częstochowa fica na Polônia, no mosteiro dos padres paulinos, em Jasna Góra. Segundo a tradição, foi pintado por são Lucas Evangelista sobre um tampo de mesa que teria pertencido à Sagrada Família, em Nazaré. Ao longo dos séculos, essa imagem milagrosa ou por Bizâncio, Rússia, Ucrânia, Hungria, até se estabelecer definitivamente na Polônia.
Em 1430, durante um ataque ao mosteiro, o ícone foi profanado e vandalizado, e o rosto de Nossa Senhora foi cortado com lâminas. Depois da restauração da imagem, as cicatrizes permaneceram visíveis, tornando-se um símbolo poderoso da Mãe Dolorosa.
Os poloneses têm uma grande devoção a esse ícone e, no século XVIII, o rei da Polônia, João Casimiro Vasa, proclamou Nossa Senhora de Częstochowa Rainha da Polônia, coroando-a solenemente. Todos os anos, milhões de peregrinos visitam o santuário de Jasna Góra para rezar diante da imagem.
Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Iniciativa na arquidiocese do Rio reza por bebês em risco de aborto 56z3
17 de ago de 2022
“Nossa oração deveria estar no início de todas as iniciativas pró-vida”, disse o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Tiago Stanislaw, que está à frente do projeto Adoção Espiritual. É comum “procurar fazer alguma coisa, pensar, planejar e só no final se lembrar de Deus para pedir que ajude no bom êxito de um plano, quando, na verdade, deveria ser o contrário”, disse o bispo auxiliar à ACI Digital.
100 mil peregrinam à Virgem de Czestochowa, devoção amada por São João Paulo II 5i1q6q
9 de jul de 2018
Uma multidão de mais de 100 mil fiéis peregrinou ao santuário mariano de Jasna Gora, lar da Virgem de Czestochowa, na Polônia, uma querida devoção de São João Paulo II.
Polônia dedica 2017 ao 300º aniversário de coroação da Virgem de Czestochowa 4r1q6t
25 de jan de 2017
O governo da Polônia adotou múltiplas resoluções que estabelecem 2017 como Ano Jubilar para o país, devido à celebração do 300° aniversário da primeira coroação canônica da imagem da Virgem de Czestochowa.