Por Almudena Martínez-Bordiú
6rf3u
14 de fev de 2025 às 09:04
O papa Francisco foi internado hoje (14) no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para tratamento da bronquite de que sofre há dias, depois de cumprir os compromissos agendados para hoje.
A Sala de Imprensa da Santa Sé disse em breve comunicado que esta manhã, depois das audiências, o papa foi internado no hospital “para alguns exames diagnósticos necessários e para prosseguir em ambiente hospitalar o tratamento para a bronquite que ainda persiste”.
Francisco, de 88 anos, apresentou os primeiros sintomas de bronquite no início da semana ada. Em 5 de fevereiro, ele anunciou que estava sofrendo de “um forte resfriado” e pediu desculpas por não poder ler sua catequese na audiência geral diante dos fiéis reunidos na Aula Paulo VI.
No dia seguinte, em 6 de fevereiro, a Santa Sé disse que se tratava de bronquite, causada por uma inflamação do revestimento dos brônquios, o que dificulta a respiração.
"Devido à bronquite que ele sofre nestes dias, e para poder continuar suas atividades, na sexta-feira 7 e no sábado 8 de fevereiro, as audiências do papa Francisco acontecerão na Casa Santa Marta", disse a Santa Sé em breve mensagem.
Desde então, embora o papa Francisco não tenha cancelado sua agenda, as audiências ocorreram na Casa Santa Marta , sua residência no Vaticano, e não no Palácio Apostólico, como é habitual, para evitar sair à rua e se expor às baixas temperaturas do inverno romano.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na audiência geral da última quarta-feira (12), o papa Francisco também não pôde de ler sua catequese na audiência geral.
"Ainda não posso ler por causa da bronquite. Espero que da próxima vez eu possa", disse o papa antes de entregar o texto ao padre Luigi Giroli, da Secretaria de Estado da Santa Sé.
A última vez que Francisco visitou o hospital foi em fevereiro do ano ado. Na ocasião, a Sala de Imprensa da Santa Sé disse que ele estava sofrendo de “sintomas leves de gripe, sem febre”.
No início da audiência geral de 28 de fevereiro do ano ado, o papa Francisco disse: “Queridos irmãos e irmãs, ainda estou um pouco resfriado. Por isso, pedi ao monsenhor Ciamli para ler a catequese de hoje”. O papa foi então levado ao Hospital Gemelli Isola Tiberina, em Roma, para ar por alguns exames médicos .
No fim de março de 2023, o papa foi internado no Hospital Gemelli , em Roma, devido a outro caso de bronquite, que foi tratado com antibióticos. Na época, ele ficou internado por três dias, o que gerou preocupação generalizada que alimentou especulações de que ele poderia optar por se aposentar em vez de permanecer no cargo pelo resto da vida, uma decisão tomada por seu antecessor, o papa Bento XVI.
O secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal Pietro Parolin, pôs fim às especulações sobre a saúde do papa Francisco, dizendo que ele estava com uma agenda lotada e estava simplesmente "cansado". O papa tem sofrido de problemas de saúde crescentes nos últimos anos , desde dores persistentes no joelho direito, uma dolorosa gonalgia causada por artrose, até sua recente internação por problemas respiratórios.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.