Testemunhar o amor de Deus em Jesus é vocação ecumênica dos cristãos, diz papa 3i2v11
Papa Francisco com delegação ecumênica da Finlândia ontem (20) no Vaticano. | Vatican Media
Por Almudena Martínez-Bordiú
6rf3u
21 de jan de 2025 às 11:48
O papa Francisco falou ontem (20) que os cristãos têm uma vocação ecumênica, em audiência no Vaticano com representantes finlandeses de diferentes confissões cristãs, que fizeram uma peregrinação a Roma por ocasião da festa de santo Henrique de Upsália, padroeiro da Finlândia, celebrada no domingo (19).
A reunião no Palácio Apostólico, no Vaticano, contou com a presença do chefe da Igreja Ortodoxa Finlandesa, o arcebispo Elias de Helsinque; do bispo católico de Helsinque, dom Raimo Goyarrola; e do bispo Matti Salomäki, da Igreja Evangélica Luterana.
Papa cumprimenta o chefe da Igreja Ortodoxa Finlandesa, o arcebispo Elias de Helsinque. Vatican News
O papa disse que testemunhar o amor encarnado de Cristo "é a nossa vocação ecumênica, na comunhão de todos os batizados".
No âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e do Ano Jubilar 2025, Francisco disse que santo Henrique é um ícone de esperança "que encontra sua base segura e sólida em Deus".
“Como mensageiro de paz, santo Henrique nos exorta a nunca deixar de elevar nossas orações pelo precioso e frágil dom da paz”, disse também o papa Francisco.
“Ao mesmo tempo, o santo padroeiro da Finlândia é símbolo da unidade dada por Deus, pois o seu dia de festa continua a unir cristãos de diferentes igrejas e comunidades eclesiais para louvar o Senhor junto".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa também elogiou o fato de a peregrinação ser acompanhada pelo coro da Cappella Sanctae Mariae. "Quem canta reza duas vezes", disse o papa citando a frase de santo Agostinho.
Francisco falou então sobre o Credo Niceno-Constantinopolitano, declaração dogmática dos conteúdos da fé cristã que reflete a fé recebida e itida pelos cristãos desde as origens e que é uma das duas fórmulas do Credo recitadas na missa.
"Poderíamos dizer que o Credo Niceno, que todos nós compartilhamos, é uma extraordinária 'partitura' da fé. E essa 'sinfonia da verdade' é o próprio Jesus Cristo, o centro da sinfonia", disse o papa Francisco.
"Quem quer que ouça essa 'sinfonia da verdade' - não só com os ouvidos, mas escutando-a com o coração - será tocado pelo mistério de Deus chegando até nós, cheio de amor, no seu Filho", disse também o papa.
Para expressar com confiança a "vocação filial" ecumênica, Francisco convidou os presentes a rezar a Oração do Senhor, também conhecida como Pai Nosso.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Jesus Cristo é o coração do ecumenismo, diz o papa Francisco aos luteranos 6v2y3v
20 de jun de 2024
“Jesus Cristo é o coração do ecumenismo”, disse o papa Francisco hoje (20) ao receber uma delegação da Federação Luterana Mundial no Palácio Apostólico do Vaticano. “Ele é a encarnação da misericórdia divina, e a nossa missão ecumênica é dar testemunho disso”.
Ecumenismo "não é algo opcional, mas uma atitude essencial" na Igreja, diz o papa 3b6r4p
28 de abr de 2022
O papa Francisco recebeu um grupo de peregrinos da arquidiocese de Łódź, Polônia, no Palácio Apostólico do Vaticano, por ocasião do centenário da arquidiocese. Em seu discurso, o papa disse que esta peregrinação é “uma bela imagem da Igreja sinodal, que percorre o caminho dos apóstolos, que caminha juntos como uma família de irmãs e irmãos”.
Padre propõe incluir a Virgem Maria para alcançar um "ecumenismo eficaz" 164g4x
19 de jan de 2022
No início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, padre Antonio María Domenech Guillén, da diocese espanhola de Cuenca, propôs incluir a Virgem Maria para alcançar "um ecumenismo eficaz".
Amigo protestante do papa elogia Bento XVI por sua contribuição ao ecumenismo 5vc69
28 de jul de 2023
Em seu livro A diversidade reconciliada. Um protestante no jornal do papa, o pastor Marcelo Figueroa fala da visão ecumênica do papa Francisco e elogia o legado de Bento XVI na promoção do diálogo entre as confissões.
Papa diz que ecumenismo não depende de diplomacia mas da graça de Deus 645y62
25 de jun de 2021
O papa Francisco afirmou à delegação da Federação Luterana Mundial que o ecumenismo não é um exercício de diplomacia, mas uma busca pela “unidade reconciliada nas diferenças”. Durante o encontro na sexta-feira, 25 de junho, o papa exortou "todos aqueles que estão comprometidos com o diálogo católico-luterano” a prosseguirem, “com confiança na oração incessante”, a busca por uma maior unidade.