FOTOS: Abertura da porta santa na basílica de Santa Maria Maior em Roma 284c15
Uma freira das missionárias da Caridade, ordem fundada por santa Teresa de Calcutá, toca ontem (1°)a porta santa da basílica de Santa Maria Maior, em Roma. | Daniel Ibáñez/CNA
Por Anian Christoph Wimmer
1i2wd
2 de jan de 2025 às 10:00
O toque de um valioso sino antigo marcou o início do Ano Jubilar 2025 na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na qual o arcipreste coadjutor da basílica, cardeal Rolandas Makrickas, abriu ontem (1°) a porta santa na solenidade de Maria, Mãe de Deus.
O cardeal lituano, elevado ao colégio de cardeais no mês ado, celebrou a cerimônia no principal santuário mariano de Roma, onde o “sino dos perdidos” soou na Cidade Eterna do topo do monte Esquilino.
Fiéis se reúnem ontem (1°) na porta santa enfeitada com flores da basílica de Santa Maria Maior, em Roma, enquanto o ano jubilar começa. Daniel Ibáñez/CNA
Em sua homilia, o cardeal Makrickas falou sobre o significado espiritual do sino, ao dizer que ele chama os peregrinos à oração desde o primeiro jubileu da Igreja em 1300 e continua a ser um símbolo sonoro da orientação de Nossa Senhora, muito parecido com a “Estrela do Mar” que ilumina a escuridão.
Cardeal Rolandas Makrickas abençoa fiéis ontem (1°) na cerimônia de abertura da porta santa na basílica de Santa Maior, em Roma. Daniel Ibáñez/CNA
“Todo peregrino que cruzar o limiar da Porta Santa deste primeiro santuário mariano do Ocidente no ano jubilar rezará diante do ícone da Mãe de Deus, Salus Populi Romani, e diante do presépio sagrado de Jesus”, disse o cardeal em sua homilia.
O cardeal Rolandas Makrickas, vestindo vestes marianas azuis e creme, faz homilia ontem (1°) em missa de abertura do ano jubilar na basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Daniel Ibáñez/CNA
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A basílica papal, também conhecida como a “Belém do Ocidente”, abriga o venerado ícone de Nossa Senhora e as relíquias do presépio de Cristo. O cardeal Makrickas disse que esses objetos sagrados se conectam ao documento do papa Francisco “Spes Non Confundit ”, que anunciou o ano jubilar.
Peregrina toca ontem (1°) painéis de bronze da recém-aberta porta santa na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, continuando uma tradição de séculos de ar pela porta santa em anos de jubileu. Daniel Ibáñez/CNA
Ao citar a bula papal, o cardeal disse aos fiéis que os peregrinos são especialmente convidados a “fazer uma parada de oração nos santuários marianos da cidade para venerar a Virgem Maria e invocar sua proteção”.
Fiéis na nave da basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na missa de abertura do ano jubilar ontem (1°). Daniel Ibáñez/CNA
O fato da basílica estar no centro de uma rede rodoviária em forma de estrela evoca simbolicamente a Estrela de Belém, disse o cardeal Makrickas, refletindo sua missão de 1, 6 mil anos de servir como “uma estrela brilhante, a serviço da Verdadeira Luz, apontando para o Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria”.
Presépio iluminado ontem (1°) diante da fachada barroca da basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Daniel Ibáñez/CNA
Ao concluir sua homilia, o cardeal confiou o ano jubilar à Mãe de Deus, rezando para que ela conduza todos os peregrinos a Jesus, “a plenitude dos tempos, de todos os tempos, do tempo de todos”.
AC Wimmer (刘威猛) é o editor de notícias da EWTN News para a Europa e Ásia. O australiano poliglota, criado na Baviera e na África do Sul, foi editor-chefe de vários meios de comunicação. Formado em Filosofia e Estudos Chineses pela Universidade de Melbourne, o veterano jornalista é pesquisador honorário em Comunicações e atuou no Conselho da Cáritas em Munique.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Vigário geral de Roma abre a porta santa da basílica de são João de Latrão, a catedral de Roma 5j1b65
29 de dez de 2024
O vigário geral de Roma, cardeal Baldassare Reina abriu hoje (29), a porta santa da basílica de são João de Latrão, a catedral de Roma, marcando o início do Jubileu 2025 em todas as dioceses do mundo.
Pela primeira vez um papa abre uma porta santa dentro de uma prisão 4ald
26 de dez de 2024
Hinos de Natal soaram dentro dos muros da maior prisão de Roma enquanto detentos e guardas prisionais cantavam juntos "Noite Feliz" e trocavam o sinal da paz entre si em uma missa que o papa Francisco celebrou para marcar a primeira abertura de uma porta santa jubilar em uma prisão da história.
Papa abre a segunda porta santa do Jubileu 2025 na prisão de Rebibbia c3e4a
26 de dez de 2024
O papa Francisco abriu hoje (26) a segunda porta santa do Jubileu da Esperança 2025 na prisão do Novo Complexo de Rebibbia, em Roma.
Peregrinos de todo o mundo cruzam a porta santa da basílica de São Pedro 5p5k6k
25 de dez de 2024
Peregrinos de todo o mundo cruzam a porta santa da basílica de São Pedro, no Vaticano, que o papa Francisco abriu ontem (24), na véspera de Natal, para dar início ao Jubileu 2025.
Papa Francisco abre porta santa e dá início ao Jubileu 2025 6i663y
24 de dez de 2024
O papa Francisco abriu hoje (24) a porta santa da basílica de São Pedro, no Vaticano, antes da missa da véspera de Natal, dando início ao Ano Jubilar 2025.
A verdadeira porta santa do Jubileu 2025 será o confessionário, diz arcebispo de Goiânia 1l5p1i
23 de dez de 2024
“A característica central e maior graça do Jubileu são as indulgências, alcançadas segundo a tradição da Igreja, e não a agem na Porta Santa”, disse dom Justino de 2025 que será oficialmente aberto pelo papa Francisco amanhã (24). “Portanto, a Porta Santa do próximo Jubileu será o confessionário”.