O padre Rui Augusto Jardim Gouveia, do clero de Setúbal, Portugal, foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa. Ele atuará ao lado do patriarca dom Rui Valério e dos auxiliares dom Nuno Isidro e dom Alexandre Palmas. O até hoje bispo auxiliar dom Joaquim Mendes, de 76 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco.

“Como podem imaginar, os sentimentos que me assistem são muitos e dispares”, disse o bispo auxiliar nomeado em saudação ao patriarcado de Lisboa. “Porém, querendo-me manter sob a luz da fé, quero dizer, em primeiro lugar, que nomear como bispo auxiliar um presbítero oriundo da diocese de Setúbal – diocese que é filha de Lisboa e que vive o ano jubilar dos seus cinquenta anos de fundação – é certamente um gesto de grandeza maternal ímpar”.

Ele disse se apresentar ao patriarcado “como discípulo e servo de Jesus”. “Discípulo porque creio que Jesus leva-me até Lisboa para reconhecer e conhecer o seu Rosto e continuar como filho de Deus esta peregrinação até ao Céu. Servo para trabalhar com a simplicidade e sinceridade do Evangelho nesta extraordinária porção do povo de Deus”, disse.