8 de out de 2024 às 13:41
A 232ª edição do Círio de Nazaré começa hoje (8) a celebrar Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, também chamada pelos devotos de Rainha da Amazônia. A programação começa com a missa solene de abertura oficial do Círio às 18h na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém (PA), celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa.
Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos marianos mais antigos, remete ao período da infância de Jesus, em Nazaré da Galileia. Segundo a tradição, são José, marido de Maria, esculpiu uma imagem da Virgem amamentando que ficou conhecida como Nossa Senhora de Nazaré. Em 361, a imagem foi levada a Portugal e escondida no pico de São Bartolomeu, sendo encontrada apenas em 1119, dando início à sua veneração e a muitos milagres. Em 1182 foi erguida uma ermida a Nossa Senhora de Nazaré onde hoje está o Santuário de Nazaré, em Portugal.
No Brasil, a devoção começou em 1700 com o achado de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido às margens de um riacho que fica perto de onde hoje está a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Ele a levou para a sua casa várias vezes, mas milagrosamente a imagem voltava para o local onde foi encontrada. Então, Plácido construiu uma pequena capela para a imagem no lugar. A primeira procissão em homenagem à Virgem de Nazaré na capital paraense foi em 1792. Desde então, a procissão acontece todos os anos, reunindo milhões de fiéis no mês de outubro.