Desde o dia 24 de setembro, o santuário basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé (CE), recebe uma multidão de fiéis de várias partes do país para a festa de seu padroeiro, celebrada em 4 de outubro. A romaria de São Francisco das Chagas recebe cerca de 1 milhão de fiéis nos 11 dias de festa e é, segundo o santuário, a maior romaria franciscana das Américas.

“Essa romaria cresceu de tal maneira que, de fato, se tornou a maior das Américas”, disse à ACI Digital o reitor do santuário, frei Gilmar Nascimento da Silva, da Ordem dos Frades Menores. “Depois de Assis, vem Canindé, pelo número de pessoas, pela expressão e, sobretudo, por algo tão próprio daqui de Canindé que é justamente o povo simples, um povo mais pobre que vem a Canindé”.

“Sabemos que tem pessoas de diversas de diversas áreas, de diversas classes sociais, mas o que predomina é aquele povo mais simples que dá um toque especial a essa romaria por conta de são Francisco ter deixado como exemplo o despojamento, a pequenez, a humildade. Creio que, por isso, as pessoas se sentem tão chamadas a vir a essa cidade, a contemplar a imagem de são Francisco, a participar dos sacramentos de uma maneira tão bela”, acrescentou.