Em carta aos clérigos, religiosos e fiéis, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, fala sobre a participação da arquidiocese de São Paulo no Jubileu 2025, porque o papa Francisco quer que o Jubileu 2025 não seja “celebrado apenas em Roma, mas também nas Igrejas locais e em cada diocese do mundo”. 

A primeira recomendação do arcebispo foi que todos fizessem “a leitura da Bula do Jubileu, que expõe os motivos da escolha do tema do Jubileu”, ressaltando que “a Bula explicita como esse tema pode ser trabalhado, celebrado e testemunhado ao longo do Ano Jubilar”.

Segundo dom Odilo, “o papa fará a abertura do Jubileu, com o rito de abertura da Porta Santa da basílica de São Pedro, na noite do Natal”, 24 de dezembro de 2024. “O rito da Porta Santa será feito unicamente em Roma, pelo papa”, diz o cardeal em sua carta. No dia 29 de dezembro, festa da Sagrada Família, o início do Jubileu será celebrado na catedral de cada diocese do mundo, pelo bispo diocesano, com o seu clero, religiosos e leigos.