A Igreja celebra hoje (31) santo Inácio de Loyola, o nobre espanhol que abandonou a vida de soldado e formou a Companhia de Jesus, uma ordem a serviço do papa como uma companhia militar. Era a época das navegações do século XVI e os jesuítas de santo Inácio se espalharam pelo mundo.

“Santo Inácio de Loyola viveu uma experiência que transformou sua vida, isto é, de ser um cavaleiro um pouco vão, que simplesmente buscava o êxito e que buscava reputação, que buscava se tornar famoso, se transformou em uma pessoa que entendeu que o verdadeiro sentido da vida é viver pelos outros e abrir-se ao poder transformador de Deus”, disse à ACI Digital o secretário mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus, padre José Alberto Mesa.

O padre Mesa é o responsável pela coordenação da rede global de escolas jesuítas, atua na sede do secretariado, em Roma, Itália. Também é professor convidado na Universidade Loyola, em Chicago, EUA, nas áreas de Filosofia da Educação e Pedagogia Inaciana. Ele estará no Brasil em agosto, para o II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica, que acontece entre os dias 6 e 9, no Rio de Janeiro (RJ). O evento terá como tema “Tradição em inovar” e o padre Mesa fará a conferência de abertura sobre “A tradição espiritual e pedagógica inaciana propulsora de inovações educacionais”.