Nico Williams, campeão da Eurocopa, é filho de ganeses acolhidos pela Igreja 2p5b3
Iñaki e Nico Williams. | Marta Fernandez Jimenez (Shutterstock) e Marco Iacobucci Epp (Shutterstock)
Por Diego López Marina
256z3b
15 de jul de 2024 às 14:55
Iñaki Mardones, ex-voluntário da Cáritas em Bilbao, Espanha, contou como a Igreja ajudou uma família de imigrantes de Gana, na África ocidental, a se estabelecer na Espanha e dar à seleção espanhola campeã da Eurocopa um de seus principais atacantes: Nico Williams.
A jornada de Felix Williams e María Arthuer começou em 1994, quando cruzaram o deserto do Saara. Ao chegarem ao Marrocos, cruzaram a cerca que isola Melilla, uma das duas cidades espanholas do norte da África. Eles disseram, por conselho de um advogado, que vinham da Libéria para pedir asilo político. O casal acabou se estabelecendo em Bilbao, Espanha.
“Estive num grupo da Cáritas em Bilbao que ajudou pessoas que vieram de outros países para Espanha”, disse Mardones, que na época era padre, à EWTN News. “Os pais dos dois Williams, Iñaki e Nico, vieram para Melilla e o governo espanhol os enviou para Bilbao com a ajuda da Cáritas”.
Como falava inglês, Mardones conseguiu dar-lhes um apoio crucial desde o primeiro momento. “Estive com eles desde o início, ajudando-os nos primeiros os em Bilbao”, disse ele.
A mão amiga de Iñaki Mardones e da Cáritas
O vínculo entre Mardones e a família Williams se consolidou quando o casal perguntou se poderiam dar o nome dele ao primeiro filho, Iñaki. Maria estava grávida de sete meses na época.
“Os pais me perguntaram se havia algum problema caso dessem o meu nome ao bebê. Eu disse a eles que estava muito orgulhoso”, disse Mardones. O gesto simbolizou a profunda gratidão da família a quem os acolheu.
Iñaki Williams, nascido em 15 de junho de 1994, foi batizado por Mardones, que deu a ele seu primeiro uniforme de futebol. Iñaki joga atualmente como atacante do Athletic Club de Bilbao, da primeira divisão de futebol da Espanha. Ele joga pela seleção de Gana, embora já tenha jogado na seleção espanhola.
Batismo de Iñaki Williams. Iñaki Mardones
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ao longo dos anos, Mardones e a família mantiveram contato, deslocando-se entre Bilbao, Sesma e Pamplona. “Nico [irmão mais novo de Iñaki] nasceu em Pamplona e ainda mantemos um pouco de contato”, disse Mardones. “Houve um tempo em que não éramos muito próximos, mas hoje mantemos contato”.
Nico, o segundo filho dos Williams, também joga no Athletic Club de Bilbao e joga na seleção espanhola, ao contrário do irmão.
A fé dos Williams
Para a família Williams, a fé tem sido um elemento central em suas vidas, segundo Mardones. “Acredito que eles viveram a sua fé com muita intensidade. Primeiro, os pais confiaram, viveram e deram o dom do batismo e da comunhão aos seus filhos. Eles viveram assim. São muito conscientes da sua fé e ela os acompanha em suas vidas”, disse Mardones.
A incrível transformação dos irmãos Williams, de filhos de migrantes a estrelas do futebol, “foi uma surpresa incrível na minha vida”, disse Maardones. “É maravilhoso porque é muito difícil alguém se tornar um jogador famoso, mas dois irmãos conseguirem isso é incrível. Quando você conhece a história da família, isso é ainda mais surpreendente”, disse ele.
Iñaki Williams na infância. Iñaki Mardones
A Cáritas Espanha, que destinou um valor recorde de € 486,5 milhões (mais de R$ 2,89 bilhões) à ajuda humanitária no ano ado, desempenhou um papel crucial no fornecimento da estabilidade e do apoio necessários para que a família ganense prosperasse.
“Percebo que a família teve um caminho muito difícil para uma vida melhor. Eles têm que seguir em frente e sabem de onde vêm. É muito importante para eles que a sua história continue”, conclui Mardones.
Mais em 4h2f4e
Trump convida o papa Leão XIV para visitar a Casa Branca
4cc6h
Diego López Marina es comunicador y periodista de profesión. Es parte de ACI Prensa desde 2016 y en la actualidad se desempeña como uno de los editores web de la agencia.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós! uy3h
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Fazer sinal da cruz antes do jogo 'não é superstição, é fé', diz técnico da seleção espanhola 2a6r17
12 de jul de 2024
Fazer o sinal da cruz antes de cada partida “não é superstição, é fé”, disse Luis de la Fuente Castillo, técnico da Seleção Espanhola de Futebol, em entrevista à rádio Cope da Conferência Episcopal Espanhola.
Jogador sul-coreano exibe tatuagem de Cristo na Copa do Mundo Qatar 2022 1z63u
28 de nov de 2022
O jogador de futebol sul-coreano Kim Min Jae, cristão e zagueiro do Napoli da Itália, tem uma tatuagem nas costas inspirada na pintura "O triunfo do cristianismo sobre o paganismo", do artista francês Gustave Doré.
Real Madrid dedica troféu da Champions League à Virgem de Almudena 625x9
3 de jun de 2024
O Real Madrid foi ontem (2) à catedral de Almudena, em Madri, Espanha, para oferecer a vitória e a taça da Champions League a Nossa Senhora de Almudena, padroeira da capital espanhola.