O papa Francisco enviou uma bênção apostólica à diocese de Frederico Westphalen (RS) por ocasião do centenário do martírio dos beatos Manuel e Adílio, que será celebrado amanhã (21). Os mártires são patronos da diocese. Manuel era um padre espanhol que veio como missionário para o Brasil e evangelizou as terras do sul do país. Adílio era coroinha e se tornou o primeiro jovem brasileiro a ser elevado ao altar.

O papa Francisco “saúda afetuosamente todos os membros” da diocese de Frederico Westphalen “e anima-lhes a manterem-se fiéis aos valores cristãos recebidos dos anteados, vendo neles o tesouro mais valioso de que gloriar-se junto dos contemporâneos e a herança mais preciosa a deixar aos vindouros”, diz a bênção publicada nas redes sociais da diocese e assinada pelo substituto para os assuntos geais da Secretaria de Estado da Santa Sé, dom Edgar Peña Parra.

Francisco também “invoca, por intercessão dos beatos Manuel e Adílio, a abundância dos dons do Espírito Santo, sobre o bispo diocesano dom Antonio Carlos Rossi Keller, os sacerdotes, religiosos e religiosas, os lares cristãos, movimentos e obras eclesiais – para que, firmes na fé e na esperança, seja-lhes concebido aprofundar a sua vida de união com Deus, perdoar e unir os homens entre si e prosseguir corajosa e santamente a obra de edificação dessa parcela do Corpo de Cristo”.