Igreja de São Jorge é reconstruída um ano depois de terremoto na Síria 1dm64
A igreja de São Jorge em Aleppo, na Síria, reabriu suas portas depois da restauração dos danos causados por um terremoto em fevereiro do ano ado. | Abdul Kareem Daniel
Por Souheil Lawand
2r6h54
24 de abr de 2024 às 11:44
A festa de são Jorge deste ano foi particularmente alegre em Aleppo, Síria, para a comunidade greco-católica melquita.
A igreja reabriu suas portas depois da restauração dos danos causados por um terremoto em fevereiro do ano ado. Além disso, o arcebispo greco-melquita de Aleppo e seus arredores, dom Georges Masri, vai celebrar o seu jubileu de ouro, que marca seus 50 anos como bispo.
As celebrações ocorreram durante a visita do patriarca da Igreja Greco-Católica Melquita, dom Youssef Absi, que celebrou a divina liturgia na igreja restaurada na noite de ontem (23). Na noite da segunda-feira (22), houve uma procissão da Bíblia Sagrada pelas ruas, seguida de vésperas.
O padre Fadi Najjar, diretor da Providence Private School, que fica ao lado e pertence à igreja, disse à ACI MENA, agência em árabe do grupo EWTN, a que pertence ACI Digital, que o terremoto do ano ado causou rachaduras nas paredes da igreja nos lados direito e esquerdo. A fachada externa também foi danificada. Pedras caíram e danificaram as escadas.
"O primeiro o foi remover as pedras soltas de cima para proteger as pessoas, especialmente porque o salão da igreja abrigou os desalojados por mais de um mês, fornecendo refeições", disse Najjar. "A restauração então começou, levando cerca de um ano sob a supervisão direta de dom Masri. As rachaduras foram fechadas, a fachada externa foi restaurada, o interior foi repintado, as pedras foram polidas e novas escadas foram construídas."
Najjar disse que as paredes das salas de aula da escola também racharam, e os sistemas de saneamento foram danificados. "Não restauramos apenas a escola. Em vez disso, começamos uma restauração completa, aproveitando as férias de verão. Em cinco meses, o prédio ressurgiu lindamente das cinzas", explicou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram y3i42
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Novas salas de aula estão sendo abertas, o laboratório de idiomas foi revitalizado, banheiros foram adicionados, além de sala de TV e cinema, brinquedoteca e estúdio de aeróbica. Cerca de 150 assentos serão restaurados, paredes serão pintadas, pisos serão polidos e pedras serão branqueadas – tudo graças ao financiamento da instituição de caridade Salla. A [fundação pontifícia] Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) cobriu os custos de restauração da igreja", acrescentou.
A igreja de são Jorge em Aleppo, na Síria, antes e depois da restauração. Joseph Nono
Najjar disse que Masri apoiou fortemente a restauração da escola, expressando profundo apreço pelo empreiteiro, o engenheiro Joseph Nono, responsável pelos projetos da igreja e da escola.
Notavelmente, a visita de Absi a Aleppo incluiu visitas ao Instituto de Música Dar Al-Nahda, que é dirigido pelo artista Shady Najjar, e um jantar para homens e mulheres com o mesmo nome de batismo de são Jorge nascidos entre 1960 e 1980. Ele também planejou um eio pela Praça Velha de Aleppo.
Um ano depois do terremoto na Turquia e na Síria, Igreja continua apoiando pessoas afetadas 624y4u
8 de fev de 2024
Um ano depois do terremoto que afetou a Turquia e a Síria, no dia 6 de fevereiro de 2023, a Cáritas Internacional apresentou um balanço das iniciativas promovidas pela Igreja para cuidar das vítimas e colaborar com a reconstrução de ambos os países.
“Deus me protegeu e a Virgem Maria não me abandonou”, diz sobrevivente do terremoto na Turquia 1d33a
1 de mar de 2023
Bassel Habkouk, um católico libanês pai de dois filhos, quase perdeu a vida em uma viagem à Turquia que começou com uma catástrofe apenas horas após sua chegada ao país.
Bassel sobreviveu a 52 horas preso sob escombros do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro. Segundo a agência de notícias Associated Press, o terremoto deixou mais de 47 mil mortos, além de feridos e desaparecidos nos dois países.
Bassel sobreviveu e falou sobre o papel da Virgem Maria em fortalecê-lo para ar sua provação à ACI MENA, agência em árabe do grupo ACI no norte de África e no Oriente Médio.
Fundação ACN lança campanha internacional para ajudar vítimas do terremoto na Síria f2o60
23 de fev de 2023
A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) lançou uma campanha de doações para ajudar as milhares de vítimas do terremoto de 6 de fevereiro, na Síria.