10 de abr de 2024 às 15:01
O Departamento de Justiça dos EUA prendeu um homem de 18 anos de Coeur d'Alene, Idaho, suspeito de planejar matar cristãos e incendiar igrejas em sua cidade para promover a atividade do grupo terrorista Estado Islâmico do Iraque e Síria.
A denúncia alega que Alexander Scott Mercurio pretendia matar cristãos na igreja mais próxima, incendiar o prédio, depois sequestrar um carro e fazer o mesmo em outras igrejas próximas. Ele planejava algemar o pai e cobrir sua boca com fita adesiva para poder roubar suas armas e fazer os ataques, segundo as acusações do Departamento de Justiça.
Segundo o governo americano, Mercurio apareceu no radar do Federal Bureau of Investigation (FBI), a polícia federal americana, quando tentou fornecer apoio financeiro a organizações terroristas estrangeiras, incluindo o Estado Islâmico, quando tinha 17 anos. Depois, ele se comunicou com pessoas que ele achava que estavam afiliadas ao Estado Islâmico, mas que na verdade eram fontes confidenciais do FBI, diz a denúncia.