O padre brasileiro Libério Rodrigues Moreira é venerável. Depois de se reunir ontem (14) com o prefeito do dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, o papa Francisco autorizou a promulgação do decreto que reconhece as virtudes heroicas do sacerdote.

“Padre diocesano; foi um sacerdote simples, humilde, pobre e viveu a sua vida dedicando-se unicamente ao Senhor e aos outros, dedicando-se de modo particular aos doentes e aos pobres, a quem ajudava material e espiritualmente. As comunidades cristãs que o tiveram como pároco consideraram-no um autêntico homem de Deus e os superiores, conscientes da sua excelente capacidade pastoral, atribuíram-lhe o cuidado de múltiplas comunidades paroquiais ao mesmo tempo”, diz a diocese de Divinópolis (MG), onde, em 2012, foi aberto o processo diocesano sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de padre Libério.

Segundo a diocese, “os traços característicos” do apostolado de padre Libério “são marcados por uma intensa vida de oração, um estilo de simplicidade, pobreza, mansidão e uma grande aptidão para aconselhar e orientar espiritualmente as pessoas”.