8 de dez de 2023 às 14:24
Hoje (8) a igreja celebra a solenidade da Imaculada Conceição de Maria porque nesta data em 1854 o papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição por meio da Bula Ineffabilis Deus. O que muitos brasileiros não sabem é que em 1849, o primeiro bispo de Cuiabá (MT), dom José Antônio dos Reis escreveu ao papa Pio IX pedindo a definição dogmática de Nossa Senhora, relatou em artigo da arquidiocese de Cuiabá, o diretor geral da rádio Bom Jesus FM, padre Renan Cunha.
Segundo padre Renan Cunha, “isso aconteceu porque o próprio papa havia escrito a dom José”, pedindo “informações de como os cuiabanos viviam essa devoção”.
“Nós humildemente respondemos, e respeitosamente declaramos a V. Santidade, ser nosso íntimo e ardente desejo, vividíssimo sentimento do nosso coração e firmíssimo pensamento da nossa inteligência que V. Santidade, como chefe que é da Santa Igreja, e Supremo juiz em matéria de fé, solenemente defina, como dogma da Igreja Católica, que a Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria foi, de todo em todo, imaculada e inteiramente imune de toda mancha do pecado original”, relatou dom José Antônio à Santa Sé na época.