A cidade de Nova Trento (SC), onde viveu santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, vai promover pelo segundo ano a iniciativa Caminho dos Presépios, em que algumas famílias abrem as portas de suas casas para que as pessoas possam visitar os presépios montados em cada lar. Neste ano, uma novidade será a montagem de presépios na praça da cidade, feitos pelas comunidades locais.

“O presépio já faz parte da nossa cultura. Quando os italianos chegaram aqui, foi algo trazido por eles, então, está muito forte na nossa comunidade”, disse à ACI Digital a secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Mariléia Cipriani Tomasoni.

A tradição dos presépios foi levada para Nova Trento em 1875, pelos imigrantes do Tirol, atualmente Trentino. Com a chegada do tempo do Advento, é comum na cidade as famílias reservarem um local da casa para a confecção do presépio usando musgos, areia, barba de velho, pedras, bromélias, velas coloridas, estatuetas e tudo o que pudesse reproduzir o cenário do nascimento de Jesus descrito nos Evangelhos. As famílias mantiveram o hábito de rezar ao redor dos presépios e visitar os presépios dos vizinhos.