Começa no domingo (3) o tempo do Advento. “O Advento, apesar de usar o roxo, que significa penitência, mais do que penitência é uma preparação onde se busca a conversão do coração”, disse à ACI Digital, o padre Alexandre Nunes, dos Legionários de Cristo.

“Mais do que penitências, se busca o desejo de converter o coração, de preparar o coração para receber Jesus, seja no memorial da primeira vinda que Ele teve e se atualiza na liturgia do Natal, mas também a preparação para a segunda vinda”, disse.

O padre Nunes, que faz doutorado em Teologia Litúrgica pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, e é membro da equipe de formadores do Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae, disse que “antes da reforma litúrgica, nos dias anteriores das grandes solenidades, a cor litúrgica era o roxo, como uma espécie de mini preparação de um dia para a grande festa do dia seguinte”. Como o Natal e a Páscoa “são grandíssimas festas”, esse tempo de preparação “se estende por mais semanas, os quarenta dias da Quaresma e as quatro semanas do Advento”, disse.