No dia 30 de outubro, nasceu na Espanha o primeiro bebê europeu gestado por duas mulheres, através de uma técnica chamada Invocell, uma variante da fertilização in vitro. Sobre o tema, o advogado e especialista em Bioética, Nicolás Lafferriere, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que “a Igreja condena qualquer técnica que substitua o ato conjugal como gerador de vida”.

Invocell é um procedimento parecido à fertilização in vitro. A diferença entre as duas técnicas é que Invocell permite que o período de incubação do embrião ocorra dentro da vagina da mãe, por meio de um dispositivo cilíndrico que depois é implantado no útero.

Além de ser o primeiro bebê europeu concebido por este método, também foi a primeira vez que duas mulheres em união homossexual – Azahara (27 anos) e Estefanía (30 anos) – dividiram a gravidez. Os médicos implantaram a cápsula contendo o embrião primeiro em uma das mulheres e, em seguida, a extraíram e implantaram na outra. É a primeira vez que esta técnica é aplicada com sucesso na Europa.