29 de set de 2023 às 16:00
As arquidioceses e dioceses do Brasil celebram a “Semana Nacional da Vida” a partir de domingo (1º) até o dia 7. O tema proposto pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a “Adoção: Amor com laços do coração”. Mas, mas devido a pauta da descriminalização do aborto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), este também será um tema abordado pela Igreja no Brasil e, em muitas dioceses, a semana será estendida até o Dia do Nascituro, 8 de outubro.
Segundo o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu, o tema da adoção ajuda as famílias e as comunidades a criarem uma consciência sobre importância da adoção na vida e na missão da igreja. “A adoção é uma iniciativa que Deus nos impulsiona a acolher em nossas vidas outras vidas, um amor generoso, fato que representa o seu amor no meio de nós”, declarou dom Bruno Elizeu.
Sobre o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da Arguição de Descumprimento de Provimento Constitucional (ADPF) 442, que visa descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gravidez, o assessor da comissão e secretário executivo nacional da Pastoral Familiar, padre Rodolfo Pinho, disse que este tema faz a Igreja “defender, ainda mais, a vida desde a concepção até o seu fim natural”. E “a adoção para as famílias que não desejam ter o filho pode ser uma verdadeira resposta a esta discussão sobre o aborto”, disse.