Antes da oração do ângelus deste domingo (13), papa Francisco disse que “hoje Cristo repete a cada um de nós: "Coragem, sou eu, não tenha medo!". Coragem, em outras palavras, porque estou aqui, porque você não está mais sozinho nas águas agitadas da vida”, citando o Evangelho de Mateus 14,22-33, do XIX domingo do Tempo Comum, no qual Jesus “caminha sobre as águas do lago da Galileia ao encontro dos discípulos que fazem a travessia de barco”.

Francisco esclarece que por trás do caminhar sobre as águas de Jesus não há uma mensagem imediata que logo compreendemos. Ele disse que naquela época “as grandes extensões de água eram consideradas sedes de forças do mal que não podiam ser dominadas pelo homem; especialmente se agitados pela tempestade, os abismos eram um símbolo do caos e lembravam a escuridão do submundo” e “os discípulos encontram-se no meio desse lago no escuro”.

Papa Francisco diz que “eles há o medo de afundar, de serem puxados pelo mal”, mas Jesus vem caminhando sobre as águas, ou seja, sobre as forças do mal e diz aos seus discípulos: "Coragem, sou eu, não tenham medo!".