BRASILIA, 8 de ago de 2023 às 17:00 34126o
“Pedimos encarecidamente que nas missas do segundo domingo do mês de agosto, que marca a abertura da Semana Nacional da Família, seja feita uma prece em favor da vida de milhares de pequeninos inocentes, rogando pela não aprovação da ADPF 442”, pediu em carta enviada as dioceses, o bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Elizeu Versari, presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Para enfatizar ainda mais à relevância desse momento, solicitamos também que seja rezada, antes da benção final, a Oração do Nascituro”, diz a carta.
A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. Apresentada em 2017, tramita agora no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria da ministra Rosa Weber, atual presidente da corte. Weber anunciou sua intenção de pôr a matéria em julgamento antes de sua aposentadoria, em outubro próximo.
“Estamos em uma situação que requer muita atenção e oração”, diz a carta da CNBB. “Em fidelidade ao Evangelho, cabe-nos defender à vida humana, opondo-nos a toda discriminação e preconceito, em especial dos mais fortes sobre os mais fracos, dos maiores sobre os menores, dos grandes sobre os pequenos”.