O santuário basílica Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), celebra amanhã (16) o seu padroeiro. Uma das tradições da programação festiva é a entronização do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria nos lares, transmitida por rádios locais. “Este ano, trata-se da 56ª entronização transmitida pela rádio. É uma tradição conhecida aqui em nossa cidade, em toda a região e, por que não dizer no estado de Minas”, disse o reitor da basílica, padre Euder Daniane Canuto Monteiro, ressaltando que “são milhares de pessoas, muitas famílias que acompanham o rito da entronização”.

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada sempre na sexta-feira da semana seguinte a Corpus Christi. Foi um pedido do próprio Jesus, quando apareceu para santa Margarida Maria Alacoque, em 1675, no França. À santa, Jesus deixou as 12 promessas do Sagrado Coração e uma delas diz: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”.

O padre Euder Daniane disse à ACI Digital que o rito da entronização do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria em um lar “significa uma consagração do lar, da família a Jesus e a Maria”. “A entronização se caracteriza, de modo especial, se tomarmos a própria palavra partindo do dicionário, como elevar ao trono, pôr em altar, exaltar”, afirmou.