“Comunicamos que o evento “Encontro com o Frei Betto', que abordaria o tema: “As fomes do Brasil e esperanças de futuro”, inicialmente, agendado para o dia 13 de junho, não acontecerá mais nas dependências da instituição”, comunicou ontem (12), em suas redes sociais o colégio católico São José, em Caxias do Sul (RS). O cancelamento da palestra do escritor e frade dominicano foi pedido por um abaixo assinado com mais de 2,7 mil s de pais e familiares de alunos.

O abaixo-assinado diz que “Frei Betto (Carlos Alberto Libânio Chisto) é adepto da Teologia da Libertação”, movimento de esquerda baseado na interpretação do cristianismo que o reduz a um programa político de reforma radical das estruturas econômicas e sociais. O documento diz ainda que ele escreveu “diversos livros e artigos” que “se apresentam totalmente contra aos valores” que os pais e familiares acreditam “ser importantes e essenciais na educação” de suas “crianças”.

“Podemos citar a “Cartilha LGBTI+” e sua defesa a Ideologia de Gênero. Defende também que a legalização do aborto conforme artigo publicado no CNM/CUT”, alega o abaixo-assinado. “Nós como pais e familiares nos sentimos totalmente incomodados com o abismo entre os nossos interesses educacionais e tal encontro a ser realizado em local que escolhemos como segunda casa dos nossos filhos”.