BOSTON, 17 de fev de 2023 às 16:14 231t6o
“A Igreja em Portugal deu os importantes para resolver” a questão do abuso de crianças, “através do trabalho da Comissão Independente”, disse o arcebispo de Boston, EUA, e presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores da Santa Sé, cardeal Seán O’Malley.
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal publicou seu relatório final na segunda-feira (13), sobre casos de menores na Igreja entre 1950 e 2022. No total, a CI recebeu 564 testemunhos, dos quais 512 foram validados. Segundo o coordenador da comissão, o psiquiatra Pedro Strecht, desses relatos, foi possível calcular um “número mínimo, muito mínimo, de 4815 vítimas”.
“Uno-me à Igreja em Portugal para agradecer à Comissão Independente pelo seu importante trabalho, que aponta para a necessidade de combater tudo o que promove o silêncio daqueles que foram afetados pelo abuso, silêncio que impede uma prevenção eficaz e a istração da justiça”, disse o cardeal Seán O’Malley, em um comunicado. O presidente da comissão pontifícia também agradeceu “aaos homens e mulheres que deram voz a décadas de silêncio e abriram caminho para um novo momento, na Igreja e na sociedade”.