Um bispo católico na Irlanda pediu desculpas pelas homilias de um padre que no fim de semana falou sobre o pecado do aborto e da homossexualidade.

“Sou consciente do profundo desconforto e dor causados ​​pelo conteúdo das homilias em questão pronunciadas no fim de semana. Peço desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos”, diz o bispo de Kerry, Irlanda, dom Ray Browne, num comunicado publicado na segunda-feira (1º). "Os pontos de vista expressos não representam a posição cristã".

Apesar do que disse o biso, o Catecismo da Igreja Católica resume a doutrina da Igreja sobre homossexualidade em três artigos: 2357 A homossexualidade designa as relações entre homens ou mulheres, que experimentam uma atração sexual exclusiva ou predominante para pessoas do mesmo sexo. Tem-se revestido de formas muito variadas, através dos séculos e das culturas. A sua gênese psíquica continua em grande parte por explicar. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a Tradição sempre declarou que «os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados». São contrários à lei natural, fecham o ato sexual ao dom da vida, não procedem duma verdadeira complementaridade afetiva sexual, não podem, em caso algum, ser aprovados.