Um desenho baseado em uma sessão de escuta diocesana do Sínodo da Sinodalidade para universitários da Filadélfia, EUA, gerou controvérsia ao ser publicada nas mídias sociais da Santa Sé. Os organizadores americanos da sessão de escuta agora estão analisando a acusação de que os desenhos distorcem o que aconteceu durante a escuta para retratar estudantes defendendo posições contrárias à doutrina da Igreja.

O sínodo dos universitários foi parte da fase diocesana do Sínodo da Sinodalidade convocado pelo papa Francisco. À fase diocesana, já encerrada, segue-se uma discussão continental. Em outubro de 2023, os bispos se reúnem no Vaticano para a fase final do sínodo.

“Achamos que deturpou o que estávamos defendendo”, disse o estudante Sean Smith, membro Catholic Newman Center (Centro Católico Newman) da Universidade West Chester à CNA, agência m inglês do grupo ACI em 30 de setembro. “A artista nos pôs num ponto em que parece que estamos falando as crenças que estão no desenho. Nada daquilo é uma crença que partilhamos.”