BRASILIA, 5 de jul de 2022 às 16:00 1f3m1
As Pontifícias Obras Missionárias (POM), divulgaram ontem (4), o material da Campanha Missionária 2022 para todas as dioceses do Brasil em outubro, mês Missionário. O tema deste ano é: “A Igreja é missão”, inspirado no lema da agem bíblica dos Atos dos Apóstolos: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Beatificada neste ano, a beata Paulina Jaricot foi escolhida para estar no santinho da ação missionária deste ano e no centro do cartaz da campanha.
Paulina, nascida em Lyon, França, em 22 de julho de 1799, aos 17 anos se pôs ao serviço de Cristo como leiga. Aos 23 anos tinha como finalidade ajudar os missionários no mundo inteiro, e para isso, criou a obra de Propagação da Fé em 3 de maio de 1822 como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. O principal objetivo de Paulina era levantar fundos para que os missionários do mundo inteiro pudessem ter condições de seguir suas missões. “Fui feita para amar e agir. Meu claustro é o mundo”, dizia beata. A Propagação da Fé foi a origem das Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Mesmo com a obra bem sucedida que erigiu, Paulina Jaricot tinha a certeza de que a missão não dependia dos recursos humanos, mas unicamente de Deus. Em 1826 fundou o movimento do “Terço Vivo”, um grupo que, todo mês, depois da missa, rezava um mistério do terço pelas missões. Paulina entrou em falência pelas inúmeras dívidas que contraiu e acabou morrendo como indigente no dia 9 de janeiro de 1862 em Lyon. Após sua morte encontraram uma oração com as seguintes palavras: “Maria, ó minha Mãe, eu sou Tua!”