Lisboa, 1 de jul de 2022 às 14:52 1e3k3z
Afonso e Pedro Sousa são irmãos gêmeos, têm 24 anos e partilham a mesma vocação. No domingo (3), eles serão ordenados padres em Lisboa, Portugal. Embora garantam que cada um desenvolveu seu discernimento vocacional de modo independente, ambos reconhecem a importância da família na formação católica.
“O primeiro seminário foi a família”, disse à Agência Ecclesia, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Pedro Sousa, o primeiro a entrar no seminário, aos 14 anos. Afonso disse que eles nasceram em uma “família cristã” e que “a família é a base para a construção da nossa Igreja doméstica”. “Ali temos a primeira Igreja. Eu e o Pedro aprendemos a rezar com os pais”, disse, recordando que foi com os pais e as duas irmãs que tiveram “as primeiras experiências de vida na Igreja”. Os gêmeos brincavam de celebrar a missa e Pedro já dizia desde a infância que queria ser padre.
Segundo eles, mesmo com a vivência católica em família, a ida de Pedro para o seminário não foi tão facilmente aceita. “Os pais diziam que com 14 anos havia ainda muito a viver, manifestando também a preocupação de haver muito a educar”, disse Afonso, que um ano depois também foi para o seminário, após um convite pessoal.