Padre Maurício da Silva Jardim foi nomeado hoje (8) pelo papa Francisco bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT). Até então, ele era diretor nacional e coordenador continental das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Em mensagem à sua nova diocese, padre Jardim ressaltou que sua nomeação se deu “no mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus” e na semana em que “bispos da Amazônia estão reunidos para celebrar os cinquenta anos do Documento de Santarém”.

Bispos e lideranças católicas participam nesta semana do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, em Santarém (PA). O evento celebra os 50 anos do encontro que culminou no Documento de Santarém. Este documento apresenta as linhas prioritárias da pastoral da Amazônia e afirma que há duas diretrizes básicas: a encarnação na realidade e a evangelização libertadora. Diz ainda que “um dos objetivos primários da Pastoral Amazônica” deve ser “a criação da Comunidade Cristã de Base”.

Na mensagem publicada no site das POM, padre Jardim se dirige ao clero, seminaristas, consagrados, lideranças de pastorais, movimentos, organismos e a todos os leigos, manifestando seu propósito de caminhar junto, “dando continuidade às atividades missionárias e prioridades pastorais desta amada Igreja local”.