Na fronteira com a Ucrânia, a Polônia é um dos países que recebe diariamente o maior número de refugiados da guerra. Muitos am pela Polônia e seguem para outros países europeus. Só uma parcela fica. Em Cracóvia, a Comunidade Católica Shalom praticamente divide sua casa com refugiados e busca dar a eles o apoio espiritual para seguirem em frente.

“Aqui, a Cáritas está dando todo e de contatos, moradia, alimentação. E nós cuidamos do espiritual, porque não é só dar um pão material, mas o pão espiritual também e a presença em meio à solidão, ao medo”, disse a responsável pela missão da Shalom em Cracóvia, Danielle Correia, de 29 anos.

Correia disse à ACI Digital que os seis missionários da Shalom em Cracóvia estão morando em uma casa da Cáritas, alugada há pouco tempo. “A semana que nos mudamos foi a semana da multidão de refugiados que vinha da Ucrânia. Então, hoje, metade dessa casa é nossa, da Shalom, e outra metade dos ucranianos. Costumo dizer que a nossa casa é deles e a casa deles é nossa, porque é uma mesma estrutura separada por um corredor”, contou.