"Nossas atrações sexuais ou conflitos sobre a identidade sexual não nos definem ou nos identificam, nossa identidade fundamental é como filho ou filha amados de Deus", diz o documento pastoral sobre pessoas com atração pelo mesmo sexo ou com “disforia sexual” publicado pelo bispo de Marquette, EUA, dom John Doerfler. Fiel aos ensinamentos da Igreja, a instrução intitulada “Criado à Imagem e Semelhança de Deus: Instrução sobre Alguns Aspectos do Cuidado Pastoral para Pessoas com Atração pelo Mesmo Sexo e Disforia de Gênero” foi publicada em 29 de julho de 2021 e desde então vem sendo usada por muitos pastores, diretores de escola e evangelizadores da diocese.

“Hoje há uma necessidade cada vez maior do cuidado pastoral das pessoas com atração pelo mesmo sexo e pessoas com disforia de gênero. Abramos nosso coração ao amor de Deus para que transbordemos de amor, bondade e respeito pelos demais”, diz a introdução ao texto.

A instrução “não pretende ser uma explicação completa do tema”, mas fazer “considerações orientadoras para o cuidado pastoral”.