A arquidiocese de Belo Horizonte (MG) informou no dia 3 de dezembro que frei Evaldo Xavier Gomes renunciou ao cargo de pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo. O anúncio foi feito após a divulgação na internet de fotos de frei Evaldo que insinuam homossexualismo. Segundo a defesa do carmelita, as imagens foram manipuladas e a polícia e o Ministério Público já foram acionados.

“O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, no exercício de suas atribuições pastorais e canônicas, acolheu, neste dia 3 de dezembro de 2021, o pedido de renúncia do rvmo. frei Evaldo Xavier Gomes, O.Carm., ao ofício de pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo, forania Nossa Senhora do Carmo, região episcopal Nossa Senhora da Piedade”, afirma o comunicado da arquidiocese, sem especificar o motivo da renúncia.

Frei Evaldo Xavier Gomes era assessor jurídico-canônico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo a assessoria de imprensa da CNBB, o carmelita também apresentou sua renúncia ao cargo e o pedido foi aceito pela presidência da entidade. O presidente da conferência episcopal é o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.