Vaticano, 23 de nov de 2021 às 14:49 4o3p6i
“Hoje, na Igreja da Itállia, não há mais aqueles que só falam e aqueles que só escutam”, disse o arcebispo de Perugia-Cittá della Pieve, cardeal Gualtiero Bassetti, na assembleia geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), em Roma, aberta ontem pelo papa Francisco em uma reunião a portas fechadas. "O caminho sinodal já foi oficialmente lançado em todas as nossas Igrejas locais. Portanto, nos reunimos novamente para reafirmar nosso desejo de avançar juntos, em uníssono, primeiro entre nós e depois em harmonia com o contexto mais amplo do sínodo da Igreja universal", disse Bassetti.
Para o cardeal, “o caminho sinodal das Igrejas na Itália e o sínodo universal são uma oportunidade para uma renovada e mais profunda consciência de nosso ser pastores. O papa Francisco nos conduz na direção de uma maior atenção ao nosso povo”.
“O caminho sinodal apoiado pelo magistério do papa Francisco parece pedir um salto qualitativo, uma conversão pastoral. A via sinodal nos pede para dar mais um o: amadurecer a colegialidade que experimentamos entre nós em direção à sinodalidade de todos os atores eclesiais. Temos a oportunidade de envolver todos os crentes, mesmo os mais mornos, fazendo-os sentir que não são órios ou meros destinatários, mas essenciais para a vida da Igreja. Na verdade, a evangelização diz respeito a todos os batizados. É uma oportunidade de aprender um novo sopro eclesial, o do povo de Deus como protagonista junto com seu pastor".