A Comunidade Católica Jesus Menino, que tem como carisma o cuidado de pessoas com deficiência, está em uma viagem pela Europa e, na semana ada, recebeu o apoio do papa Francisco. O fundador da comunidade, Antônio Carlos Tavares de Mello, conhecido como Tonio, e alguns de seus filhos conversaram com o pontífice ao final da Audiência Geral. “Ele nos disse: ‘O papa apoia e acredita no trabalho de vocês e gosta muito de vocês’”, contou Tonio.

A Jesus Menino é uma comunidade católica de vida consagrada que tem como carisma acolher Jesus Menino presente nas pessoas com deficiências. O fundador, Tonio, adotou e adota crianças, jovens e adultos especiais abandonados, que na sua maioria vieram de gestações de alto risco ou até mesmo de tentativas de procedimentos abortivos e, por isso, tiveram sequelas físicas ou mentais. A sede fica em Petrópolis (RJ) e a comunidade também tem uma casa de missão em Brasília (DF).

Segundo Tonio, este foi o nono ano que o papa recebeu a comunidade no Vaticano. “Ele sempre dispensa um tempo importante na Audiência Geral para nos saudar e para termos um encontro pessoal com ele”, disse o fundador. Neste ano, no dia 10 de novembro, Tonio aproveitou a ocasião para falar com Francisco sobre a renovação do convênio com a Papal Foundation para o custeio do plano de saúde dos 45 filhos da comunidade. “Há três anos, estivemos aqui e pedimos ao Santo Padre, que nos favoreceu com esta verba que é enviada durante três anos. Já recebemos a primeira e a segunda parcela e este ano é a terceira”, afirmou. Agora, “aproveitando que o Santo Padre apoia a comunidade, viemos falar com ele e ele disse que é favorável, porque, se está fazendo bem à comunidade, é importante que seja renovado”.