O bispo de Jaboticabal (SP), dom Eduardo Pinheiro da Silva, determinou a retomada da obrigatoriedade da missa dominical na diocese após a suspensão por causa das medidas de  combate à pandemia de covid-19 impostas. “O preceito dominical está autorizado somente presencialmente”, diz o decreto do bispo.

Segundo dom Eduardo Pinheiro, “as missas on-line são de preceito somente para os doentes e impedidos”. Para os demais, declarou, “o não cumprimento deste preceito da Igreja incorre em pecado contra o terceiro mandamento da Lei de Deus”, que manda guardar os domingos e os dias de festa de guarda.

O Catecismo da Igreja Católica afirma em seu parágrafo 2.181 que “a Eucaristia dominical fundamenta e sanciona toda a prática cristã”. Por isso, diz, “os fiéis têm obrigação de participar na Eucaristia nos dias de preceito, a menos que estejam justificados, por motivo sério (por exemplo, doença, obrigação de cuidar de crianças de peito) ou dispensados pelo seu pastor. Os que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem um pecado grave”.