Estreou na quinta-feira, 4 de novembro, nos cinemas do Brasil o filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste”. O documentário em longa-metragem conta a história do capuchinho que evangelizou o Nordeste brasileiro e teve suas virtudes heroicas reconhecidas pelo papa Francisco em 2019, sendo agora chamado de venerável. Para o postulador da causa de beatificação, frei Jociel Gomes, a obra busca “salvaguardar a memória de frei Damião” e também “transmiti-la às novas gerações”.

O filme é produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção de Deby Brennand. A produção contou com a consultoria do postulador da causa de beatificação, frei Jociel Gomes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. A obra traz imagens inéditas das peregrinações de frei Damião pelo Nordeste, gravadas entre as décadas de 1970 e 1990 por frei Fernando Rossi, que costumava acompanhá-lo. Além disso, conta com depoimentos e dramatizações de alguns episódios da vida do capuchinho.

“Frei Damião – O Santo do Nordeste” fez sua pré-estreia no Festival Cine PE, em 2019. A estreia no circuito comercial estava prevista para março do ano ado, mas foi adiada por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19 impostas. “Estou muito feliz, principalmente porque o lançamento ocorre na véspera do aniversário de Frei Damião”, disse ao site ‘Folha PE’ a diretora Deby Brennand. Hoje, 5 de novembro, o capuchinho completaria 123 anos.